Chegou a vez dos melhores filmes do ano na retrospectiva 2018 do iG Gente . São 20 produções, das mais diferentes e variadas procedências a figurar em um ranking que foi especialmente difícil de elaborar - atestando a ótima temporada para os lançamentos cinematográficos.

Há blockbusters, filmes que discutem o espaço das minorias, produções oscarizadas e longas mais artísticos, como os mais recentes de Lars Von Trier e François Ozon, figurando na lista dos melhores filmes apresentada nesta retrospectiva 2018 .

20 – “Sem Data, Sem Assinatura”, de Vahid Jalivand

Crônica urbana
Divulgação
Crônica urbana "Sem Data, Sem Assinatura" mexe no vespeiro do fatalismo social

Todo ano algum filme iraniano entra na lista e não é para menos. A cinematografia iraniana é incrivelmente reflexiva das contradições que caracterizam o país. Neste primeiro filme de Jalivand, há a contraposição do totalitarismo do regime aos valores morais dos cidadãos a partir de um acidente automobilístico que gera inesperadas reminiscências.

Leia crítica: Crônica urbana "Sem Data, Sem Assinatura" mexe no vespeiro do fatalismo social

19 – “Juliet, Nua e Crua”, de Jesse Peretz

Cena de Juliet, Nua e Crua
Divulgação
Cena de Juliet, Nua e Crua

Adaptado de uma obra de Nick Hornby e com toda a vibe da trilogia “Antes do Amanhecer” acompanhando Ethan Hawke, que aqui faz um cantor no ostracismo, mas que é objeto de culto do marido da personagem de Rose Bryne. Estão aqui alguns dos melhores diálogos do ano em uma comédia dramática que faz jus a definição e encanta com suas verdades doloridas e sonhos despedaçados.

Leia a crítica: "Juliet, Nua e Crua" trata das dores que nos fazem evoluir como seres humanos

18 - “O Sacrifício do Cervo Sagrado”, de Yargos Lanthimos

Nicole Kidman e Colin Farrell em cena de O Sacrifio do Cervo Sagrado
Divulgação
Nicole Kidman e Colin Farrell em cena de O Sacrifio do Cervo Sagrado

O cinema do grego Yorgos Lanthimos só melhora e nessa ópera trágica cheio de estilismos protagonizada por Colin Farrell e Nicole Kidman, como dois pais indefesos mediante uma maldição lançada sobre seus filhos, é uma overdose de apuro estético e simbologia no melhor que o cinema pode oferecer. É um filme pesado, denso e que arrasa o espectador. Visual e narrativamente ostenta uma beleza igualmente asfixiante.

17 - “Desobediência”, de Sebastián Lelio

Rachel McAdams e Rachel Weisz em cena de
Divulgação
Rachel McAdams e Rachel Weisz em cena de "Desobediência"

Primeiro filme americano do chileno Sebastián Lelio, do oscarizado “Uma Mulher Fantástica”, “Desobediência” é uma crônica cheia de sutilezas, mas também de rara potência, sobre intolerância religiosa, sexualidade e, principalmente, os pactos que fazemos com nós mesmos para viver ou sobreviver. É um filme que se monta sobre minúcias e tem um roteiro nada menos do que espetacular na abordagem dos conflitos e nos seus arranjos.

Leia a crítica: Paixão entre mulheres em comunidade judaica detona conflitos em "Desobediência"

16 - “O Amante Duplo”, de François Ozon

Cena de O Amante Duplo, excelente filme de François Ozon que integra a programação do Festival Varilux e estreia comercialmente em breve
Divulgação
Cena de O Amante Duplo, excelente filme de François Ozon que integra a programação do Festival Varilux e estreia comercialmente em breve

Habituê de listas de melhores do ano, Ozon é um cineasta que corre riscos, como demonstra a sensacional abertura desse filme  - um close mais do que ginecológico em uma vulva que permite n analogias com o que virá a seguir. Entusiasta da psicanálise, o cineasta aborda a questão da identidade sob um prisma empolgante e muito sensual com dividendos difusos, é verdade, mas únicos e estimulantes de um debate intenso e plural.

Leia a crítica: Com trama labiríntica, "O Amante Duplo" versa sobre a manipulação do desejo

15 - “O Ódio que Você Semeia”, de George Tillman Jr.

O Ódio que Você Semeia
Divulgação
O Ódio que Você Semeia

Mais uma adaptação na lista. O filme baseado na obra de Angie Thomas é daqueles que já te pega pela emoção na largada e não solta mais. Uma crônica pungente e cheia de reverberações atuais e necessárias sobre o racismo e a maneira cultural e institucionalizada com que ele se fincou particularmente nos EUA. É isso tudo sem deixar de ser um filme sobre crescimento, a exemplo de “Lady Bird”, outro ótimo “filme adolescente, mas sério” que tivemos em 2018 nos nossos cinemas.

Leia também: “O Ódio que Você Semeia” acredita que o amor é capaz de vencer o preconceito

14 – “Colette”, de Wash Westmoreland

Keira Knightley brilha intensamente em Colette, destaque do Festival Mix Brasil
Divulgação
Keira Knightley brilha intensamente em Colette, destaque do Festival Mix Brasil

Em um ano de protagonistas femininas fortes no cinema, Colette desponta como a mais vanguardista delas e não é à toa. Keira Knightley aborda a primeira escritora francesa com a devida combinação de solenidade e intransigência e contribui para fazer deste filme, emancipado por um roteiro primoroso, uma produção sofisticada, sensual e contemporânea no todo e nas partes.

Leia a crítica: Com erotismo delicado e Keira Knightley, “Colette” espia feminismo extemporâneo

13 - “Em Chamas”, de Chang-Dong Lee

Cena de Em Chamas, um thriller psicológico cheio de reminiscências
Divulgação
Cena de Em Chamas, um thriller psicológico cheio de reminiscências

Uma das experiências estéticas mais inventivas e arrojadas de 2018, “Em Chamas” é um filme camaleônico, para dizer o mínimo. É uma crônica sobre a juventude sul-coreana de classe baixa no mesmo compasso que é uma história de amor e um thriller. Tudo desenvolvido com sagacidade e senso rítmico por Lee. Um filme que brilha nos momentos mais íntimos e se pronuncia nas suas resoluções extemporâneas.

Leia também: Thriller psicológico peculiar, "Em Chamas" afasta certezas e abraça a catarse

12 – “Custódia”, de Xavier Legrand

Cena de Custódia, um dos melhores filmes do ano
Divulgação
Cena de Custódia, um dos melhores filmes do ano

Superficialmente é mais um filme sobre uma disputa por guarda entre homem e mulher após um divórcio ruidoso, mas a maneira como Legrand filma é desoladora. Aos poucos “Custódia” vai ganhando ares de filme de terror e o que estava no campo das dúvidas e versões tira o fôlego da audiência em um dos filmes mais impactantes de 2018. O longa merecidamente ganhou o Leão de Prata de direção em Veneza em 2017.

Leia também: "Custódia" mostra violência do desamor e imperfeição da Justiça de família

11 – “Paris 8”, de Jean-Paul Civeyrac

Longa-metragem
Divulgação
Longa-metragem "Paris 8" deve estrear em cidades brasileiras nesta quinta

Filmes sobre cinema ecoam forte em quem é apaixonado pela sétima arte e “Paris 8” inegavelmente tanto mira como se beneficia dessa realidade. É um filme sobre um jovem que vai a Paris estudar cinema e descobre o amor, o desejo, a política, a dor, as frustrações. É um filme de afetos, mas comporta certa desesperança. Tudo alinhado da maneira mais poética e cinematográfica possível. Lindo de ver e de sentir!

Leia a crítica: Cinema e amadurecimento se confundem no afetuoso “Paris 8”

Você viu?

10 – “Pantera Negra”, de Ryan Coogler

Cenas de super-heróis: T'Challa e Killmonger no desafio pela armadura do Pantera Negra
Divulgação/Disney/Marvel Studios
Cenas de super-heróis: T'Challa e Killmonger no desafio pela armadura do Pantera Negra

Nenhum filme em 2018 provocou tamanho impacto cultural como “Pantera Negra”, que muito provavelmente será o primeiro filme de super-herói indicado ao Oscar de melhor filme. Coogler supera a fórmula Marvel e entrega uma alegoria política de primeira grandeza sem deixar de apresentar um visual acachapante e personagens icônicos dentro de um bem-vindo grito de representatividade. Além de ser um filme de ação empolgante, “Pantera Negra” é um drama robusto e cheio repercussões emocionais e sociais.

Leia a crítica: Alegoria política faz "Pantera Negra" superar hype e ser melhor filme da Marvel

9 – “Tully”, de Jason Reitman

Cena de Tully
Divulgação
Cena de Tully

Esse reencontro de Reitman, da roteirista Diablo Cody e Charlize Theron depois de “Jovens Adultos” (2011) rende um dos filmes mais sensíveis e reflexivos da temporada. E dos mais empoderados também! De quebra, oferta uma visão singular da maternidade porque o faz a partir das demandas da mulher e não da mãe ou da esposa.  É doce,  sem perder a crítica de vista, e conta com uma das personagens mais iluminadas do ano.

Leia a crítica: "Tully" aborda estafa e angústia da vida adulta a partir da perspectiva materna

8 –  “Missão Impossível: Efeito Fallout”, de Christopher McQuarrie

Tom Cruise em cena de Missão: Impossível - Efeito Fallout
Divulgação
Tom Cruise em cena de Missão: Impossível - Efeito Fallout

Tom Cruise ainda é o cara e esse sexto volume, o melhor, da série “Missão Impossível” mostra isso. Ação alucinante, um roteiro esperto, personagens divertidos e algumas das cenas mais impressionantes dos últimos dez anos no cinema. E o filme é divertido pacas! Daqueles que você quer ver de novo assim que acaba. Cinema é isso também!

Leia a crítica: Pura adrenalina, "Missão: Impossível - Efeito Fallout" dá novo fôlego à série

7 –  “Eu, Tonya”, de Graig Gillespie

Única estrangeira da categoria, Margot Robbie também é a única indicada pela primeira vez. A atriz australiana concorre por
Divulgação
Única estrangeira da categoria, Margot Robbie também é a única indicada pela primeira vez. A atriz australiana concorre por "Eu, Tonya"

Montado de maneira sublime e com atores fantásticos (Margot Robbie, Sebastian Stan e Allison Janney), “Eu, Tonya” triunfa por contar uma história essencialmente dramática – e para lá de triste – com um senso de humor dos mais incômodos. É um filme que trabalha bem a vertente jornalística do cinema explorando pontos de vista e versões favorecendo uma narrativa mais rica e contextualizada legando à audiência o juízo sobre aqueles personagens.

Leia a crítica: Com humor incômodo, "Eu, Tonya" conta incomum história de 2ª chance desperdiçada

6 – “Infiltrado na Klan”, de Spike Lee

Infiltrado na Klan
Divulgação
Infiltrado na Klan

Cineasta de mão cheia, Lee devia um filme com um senso de humor tão apurado e personagens tão bem delimitados há algum tempo. “Infiltrado na Klan” é sensacional não apenas pela quitação desse débito, mas pelo olhar aguçado do cineasta aos ciclos de ódio e sua lógica. Tudo embalado em uma trama assustadoramente pop e com vestígios de thriller policial. Coisa de mestre!

Leia a crítica: Spike Lee traça retrato atemporal da América em "Infiltrado na Klan"

5 – “Um Lugar Silencioso”, de John Krasinski

Divulgação
"Um Lugar Silencioso"

Em um ótimo ano para atores-diretores e para o terror, John Krasinski está por cima da carne seca. “Um Lugar Silencioso” é cinema em todo o seu potencial. A maneira como o diretor trabalha o som – em um futuro apocalíptico os humanos não podem fazer barulho ou criaturas implacáveis os destroem - , a trilha sonora e a imagem para produzir suspense, empatia, medo, afeição é uma coisa de gênio. Além de seu inegável valor estético e narrativo – e do excelente exercício de gênero que é -, “Um Lugar Silencioso” é , ainda, uma boa parábola sobre paternidade.

Leia a crítica: Por que "Um Lugar Silencioso" é o melhor filme de terror da atualidade?

4 – “Nasce uma Estrela”, de Bradley Cooper

Bradley Cooper e Lady Gaga em cena de Nasce uma Estrela
Divulgação
Bradley Cooper e Lady Gaga em cena de Nasce uma Estrela

Sim, você já viu esse filme antes, mas nunca da maneira como Bradley Cooper contou. O cineasta cativa com sua visão para essa história de amor, fama e perdição e entregou o maior fenômeno cultural de 2018 que não tinha embalagem da Marvel. O que não é pouca coisa! Claro, ele tinha Lady Gaga a seu lado e o cinema também é feito de sinergias como essa. Cantamos, choramos e vibramos com Jack e Ally e há muito tempo um casal de cinema não provocava tal arrebatamento.

Leia a crítica: "Nasce uma Estrela" triunfa ao costurar conflitos pessoais aos da fama

3 – “Três Anúncios para um Crime”, de Martin McDonagh

Woody Harrelson e Frances McDermond devem ser indicados ao Oscar por suas atuações no filme
Divulgação
Woody Harrelson e Frances McDermond devem ser indicados ao Oscar por suas atuações no filme

Vencedor de dois Oscars, a produção não poderia faltar na lista de melhores filmes da retrospectiva 2018. Um filme sobre raiva, fúria – o primeiro sobre a era Trump – e também sobre perdão, sobre a compreensão de que é preciso desenvolver defesas para seguir em frente, mas que também é preciso saber renunciar a algumas delas. “Três Anúncios para um Crime” é um testamento da época que vivemos.

Leia a crítica: Soberbo, “Três Anúncios para um Crime” captura América enfurecida da era Trump

2- “A Casa que Jack Construiu”, de Lars Von Trier

r
Divulgação
r

A ousadia do cineasta dinamarquês parece não ter limites. Aqui ele se compara a um psicopata e relaciona o trabalho de um serial killer cheio de transtornos obsessivos a obras de arte. É uma visão radical, mas que Von Trier escalda com gosto e fundamento e obriga seu espectador a teorizar junto com ele. É um filme rebuscado e cheio de referências, o que agrada ainda mais admiradores do cineasta. Mas é, fundamentalmente, arte crua e cinema de verve, provocante. Do tipo que é bom e muito bem-vindo!

Leia a crítica: Incômodo e absolutista, "A Casa que Jack Construiu" é arte em estado bruto

1-“Trama Fantasma”, de Paul Thomas Anderson

Daniel Day Lewis e Vicky Krieps em cena de Trama Fantasma, que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (22)
Divulgação
Daniel Day Lewis e Vicky Krieps em cena de Trama Fantasma, que estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (22)

A história de amor mais bizarra e esquisita que o cinema já concebeu? Sim, mas também uma elaboração corajosa e revisionista a respeito das relações entre feminino e masculino. “Trama Fantasma” é daqueles filmes que melhoram cada vez que pensamos nele.

Daniel Day Lewis oferta um dos melhores trabalhos da década e ajuda a tornar o filme mais completo, detalhista e reverberante. “Trama Fantasma” é lindo de ver, confuso de sentir e delirantemente verdadeiro nas verdades que desentranha da nossa alma e justamente por isso encabeça a lista dos melhores filmes de 2018.

Leia a crítica: Esquisitice de “Trama Fantasma” adorna história de amor e conflito de gêneros

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!