Preta Gil
Foto: Reprodução / Instagram / @pretagil
Preta Gil

Preta Gil completaria 51 anos de idade nesta sexta-feira (8). A cantora, compositora, atriz, empresária e apresentadora morreu no dia 20 de julho, em meio ao tratamento contra câncer colorretal, nos Estados Unidos.


Hoje, no aniversário da artista, o  iG Gente traz cinco curiosidades sobre ela:

Crenças

Preta Gil no Santuário Nacional de Aparecida
Reprodução Instagram @pretagil
Preta Gil no Santuário Nacional de Aparecida


Preta  nunca escondeu a importância da fé na vida dela. O que mais chamava atenção era em relação às variadas doutrinas que a musicista seguia, com destaque para o candomblé e o catolicismo. Era devota de Oxum, Santa Dulce dos Pobres e Nossa Senhora Aparecida.

Livro

Preta Gil
Reprodução/Divulgação
Preta Gil

Em 2024, se destacou no mercado literário ao lançar "Preta Gil: os primeiros 50". Autobiográfico, o livro narra vários acontecimentos da vida da filha de  Gilberto Gil, destacando aspectos da carreira, relacionamentos amorosos, bem como a dinâmica familiar cercada por vários famosos.

Barbie profissões

Preta Gil apresentou programa na Band
Reprodução: Band
Preta Gil apresentou programa na Band


Em plataformas de interação virtual, como Instagram, Facebook e X, antigo Twitter, ela era apelidada como "Barbie profissões", em referência aos diversos trabalhos que já fez nos mais distintos nichos.

Preta Gil em
Reprodução: Record
Preta Gil em "Os Mutantes"


Embora tenha se destacado nos últimos anos como cantora,  Preta era empresária, colecionou experiências como atriz, já compôs e também produziu. Além disso, assumiu o cargo de apresentadora na TV aberta e em canal por assinatura.

Luta contra preconceitos

Preta Gil no 'Domingão com Huck'
Reprodução Rede Globo - 31.3.2025
Preta Gil no 'Domingão com Huck'


Voz ativa no combate aos estigmas sociais, Preta Gil sempre usou a visibilidade que tinha para trazer discussões necessárias para a equidade. Bissexual, a artista era  defensora da causa LGBTQIAPN+, repudiava o racismo e criticava os padrões estéticos, bem como os discursos gordofóbicos.

Quase teve o nome barrado

Sandra Gadelha e Gilberto Gil, pais de Preta Gil
Reprodução redes sociais
Sandra Gadelha e Gilberto Gil, pais de Preta Gil


Preta Gil poderia ter tido outro nome. Isso porque o pai,  Gilberto Gil, enfrentou dificuldades para registrá-la no cartório. O funcionário não aceitava a nomenclatura escolhida pelo músico e por Sandra Gadelha, a mãe. A celeuma teve fim quando os pais aceitaram colocar Maria como nome composto da então bebê.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes