Preta Gil
Reprodução Instagram - 27.1.2025
Preta Gil

Preta Gil, que morreu neste domingo (20),  aos 50 anos, começou a carreira musical em 2002. De lá para cá, a cantora se destacou na indústria fonográfica pela postura disruptiva e autêntica; relembre cinco momentos marcantes: 

Bloco

Capa do álbum
Divulgação
Capa do álbum "Todas as cores", de Preta Gil


Em 2009, a filha de  Gilberto Gil criou o Bloco da Preta , que se tornou um dos mais conhecidos do carnaval do Rio de Janeiro. Mais de 760 mil foliões participaram em 2018. No entanto, no ano seguinte, ela quebrou o record e reuniu cerca de um milhão de pessoas dançando atrás do trio durante 5 horas de festa na capital fluminense.


Representatividade

Conhecida pela luta contra os direitos LGBTQIAPN+ e pelo combate ao racismo, a artista foi chamada para ser Rainha de Bateria da Estação Primeira de Mangueira. À frente da agremiação, em 2007, ela trouxe visibilidade para temas importantes.

Capa revolucionária

Capa de
Reprodução redes sociais/ Fotógrafa Vania Toledo e concepção de Fernando Zarife
Capa de "Prêt-à porter"


Ao se lançar na carreira musical, Preta teve uma aposta inusitada: posar nua na capa do álbum de estreia. "Prêt-à porter" é composto por vários hits, como "Sinais de fogo", "Andaraí" e "Mal de amar". O clique da capa foi feito pela fotógrafa Vania Toledo e com concepção de Fernando Zarife.

Parceria com Gilberto Gil

Gilberto Gil e Preta Gil cantam 'Drão' em 'Tempo Rei'
Foto: Raphaela Cunha/ portal iG
Gilberto Gil e Preta Gil cantam 'Drão' em 'Tempo Rei'


Em abril, ao longo da turnê "Tempo Rei",  Preta Gil cantou "Drão" com seu pai, Gilberto Gil, em São Paulo. Lançada em 1982, a canção foi escrita por Gil em homenagem à  Sandra Gadelha, mãe de Preta Gil.


Projeto com o filho

Além da música com o pai, a cantora se destacou por uma parceria feita com o filho, Francisco. Eles dão voz ao hit "Meu Xodó", que acumulou ouvintes nos principais tocadores digitais, como Spotify, Deezer e Apple Music. 


    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes