Ícone da música popular brasileira, Fafá de Belém
não foi convidada para participar do "Dia do Brasil", projeto do Rock in Rio para destacar a história da música brasileira
. A artista usou as redes sociais nesta terça-feira (30) para reprovar a ausência de cantores do norte no festival.
"A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Don Onete, Gaby Amarantos, vencedora do Grammy, Joelma, Aila? Onde estou eu?", disse. "E tantos outros que levam a cultura do norte no seu sangue e na sua vida?".
A cantora declarou que o norte é visto como uma "peça decorativa das festas da elite" e afirmou ter se entristecido com a escalação dos artistas convidados . Isso por conta da ausência de musicistas da região do norte. "É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara. O maior festival de música do país tem um "Dia Brasil" e nos coloca da porta para fora", lamentou.
"Mais uma vez nos provam que o norte continua sendo um artigo folclórico usado como e quando querem, para uma imagem cool [legal]. Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito", finalizou ela. O "Dia Brasil", promovido pelo Rock in Rio , contou com a presença de cantores como Ivete Sangalo, Jão, Ludmilla , Ana Castela e Luísa Sonza.
Confira o pronunciamento na íntegra:
O Rock in Rio informou à reportagem do iG Gente que "o line-up do dia 21 de setembro" está sendo formatado. Segundo o festival, outros músicos, incluindo os da região norte, "estão em negociação com a organização".
"O 'Dia Brasil' propõe um grande movimento social, de união e respeito de todos, com engajamento e direitos da música “Deixa o Coração Falar” revertidos para duas causas sociais e em parceria com o Ação da Cidadania e a Gerando Facões. O formato único dos shows deste dia, que envolve diversas colaborações inéditas entre os artistas, traz com ele desafios artísticos e logísticos significativos", acrescenta.
"Importante destacar que o Rock in Rio olha para a diversidade como um todo no line up de todos os palcos e um exemplo disso foi o Show Para Pop, já realizado no Palco Sunset, capitaneado por Fafá de Belém com grandes nomes do Pará, e que se tornou um dos shows mais emblemáticos da história deste palco", finaliza o comunicado.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp