O Carnaval de São Paulo começou oficialmente nesta sexta-feira (17) e sete escolas do Grupo Especial se apresentaram ao longo da madrugada. O primeiro dia de desfiles no sambódromo do Anhembi foi marcado pela forte chuva e diversas homenagens a ícones pretos.
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!
Confira um resumo dos desfiles das agremiações:
Independente Tricolor
A escola de samba retornou ao grupo de elite do Carnaval depois de três anos na divisão de acesso. A agremiação da Vila Guilherme, na Zona Norte, cantou sobre a Guerra de Troia e retratou diferentes deuses durante o percurso. A influenciadora Mileide Mihaile estreou como rainha de bateria
.
Acadêmicos do Tatuapé
Após quase ser rebaixada nos desfiles de 2022, por conta de um carro emperrado, a agremiação da Zona Leste passou pelo Anhembi sem enfrentar problemas. A Acadêmicos do Tatuapé explorou as belezas de Paraty, como a cultura e gastronomia da cidade do litoral sul do Rio de Janeiro. A deputada estadual Leci Brandão desfilou à frente como madrinha.
Barroca Zona Sul
A chuva apertou no sambódromo diante da entrada da terceira escola, que retratou a história dos Guaicurus e a resistência no Pantanal. Apesar da mudança drástica no tempo, a agremiação não apresentou problemas.
A influenciadora Juh Campos desfilou como rainha de bateria, com uma fantasia avaliada em R$ 110 mil, segundo a Globo.
Unidos de Vila Maria
A chuva ainda gerou uma mudança de planos na agremiação, que fez um tributo aos 69 anos de história e ao bairro da Zona Norte. Bailarinas que haviam planejado um desfile de patins, decidiram dançar descalças por conta do piso molhado.
Uma pessoa na arquibancada ainda captou a queda de um integrante de um carro alegórico. O iG Gente entrou em contato com a escola de samba para checar o estado da pessoa que se acidentou, mas ainda não teve retorno.
Rosas de Ouro
A agremiação levou ao Anhembi uma reflexão sobre racismo e resistência, trazendo homenagens a diversos ícones pretos. Entre os citados pela escola estão personalidades famosas que morreram nos últimos meses, como o jogador de futebol Pelé e a jornalista Glória Maria.
Uma frase de Silvio de Almeida, ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, ainda foi exposta em um dos carros: "Vocês existem e são valiosos para nós". Confira:
Artistas como Karol Conká, Rappin Hood e Adriana Lessa ainda entraram na avenida para homenagear outros nomes, como Emicida e Gilberto Gil. O apresentador Manoel Soares encarnou Zumbi de Palmares em um dos carros alegóricos .
Tom Maior
A penúltima escola a desfilar no primeiro dia do Carnaval de São Paulo fez um "culto às mães pretas" e as religiões de matriz africana. Os carros alegóricos trouxeram referências a diferentes figuras maternas e aspectos da maternidade. A última alegoria ainda homenageou Nossa Senhora Aparecida.
+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !
Gaviões da Fiel
A sétima e última escola entrou na avenida por volta das 6h15. A agremiação explorou o tema da intolerância religiosa e trouxe a apresentadora Sabrina Sato como rainha de bateria . Apesar de posar com uma grande asa antes de entrar no sambódromo, a artista desfilou apenas com uma fantasia vermelha, repleta de transparências e decotes.
Um dos integrantes do carro abre-alas, que interpretava Jesus enquanto suspenso na estrutura, passou mal e acabou sendo socorrido pelo Corpo de Bombeiros . A torcida da Gaviões da Fiel ainda chamou atenção na arquibancada, por acender sinalizadores e deixar uma marca dos torcedores na avenida. Veja abaixo:
+ O "AUÊ" é o programa de entretenimento do iG Gente. Com apresentação de Kadu Brandão e comentários da equipe de redação, o programa vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, no YouTube, com retransmissão nas redes sociais do portal.