Neste sábado (25) é comemorado o Dia do Orgulho Nerd . A data foi escolhida inicialmente para homenagear Douglas Adams, criador do “Guia do Mochileiro das Galáxias”, bem como a estreia do primeiro “Star Wars” em 1977.

Dia do Orgulho Nerd
Divulgação
Dia do Orgulho Nerd

De um jeito ou de outro, o Dia do Orgulho Nerd serve para os geeks celebrarem os acontecimentos pop que eles mais amam. Na última década, porém, muito mudou em relação ao mundo geek e, o que antes era considerado de nicho e muitas vezes criticado, hoje virou pop e é apreciado por um grupo cada vez maior de pessoas.

As HQs ganharam as telas de cinema e os videogames também. A Terra Média virou ponto de visitação na Nova Zelândia, e os ídolos de Hollywood abraçaram seu lado nerd. Com o passar dos anos a cultura geek foi crescendo e se diversificando e, em 2019, há muito para se orgulhar. Por isso selecionamos oito coisas que trazem orgulho para os nerds:

  • “Vingadores: Ultimato”
Dia do Orgulho Nerd
Divulgação
Dia do Orgulho Nerd

O que mais dá orgulho para os geeks do mundo todo do que ver os heróis, antes limitados às páginas de HQs, ganharem o cinema e fãs ao redor do mundo? Com a maior bilheteria do ano e uma das maiores da história , “Vingadores: Ultimato” é a maior prova de que ser nerd virou pop.

  • “Stranger Things”
Dia do Orgulho Nerd
Divulgação
Dia do Orgulho Nerd

A série, além de ter como protagonistas quatro nerds de carteirinha, explora muitos temas do universo, como games, filmes, cosplay e, vez ou outra, o Mundo Invertido. A série é geek, mas também homenageia os geeks dos anos 1980 com louvor.

  • CCXP
Jake Gyllenhaal
CCXP/ I Hate Flash
Jake Gyllenhaal

Considerado um evento de “ cultura pop ”, ele tem suas raízes no geek. Há 20 anos, talvez esse tipo de evento jamais existisse por aqui, principalmente na proporção que tem hoje. Mas a propagação de temas considerados nerds para fora desse nicho fez com que o evento fosse concorridíssimo e atraísse pessoas do Brasil inteiro. A CCXP também segue o modelo da Comic Com de San Diego, nos EUA, que começou bem menor do que é hoje.

  • DC nos cinemas
Divulgação
"Dia do Orgulho Nerd

Enquanto Batman já ganhou diversas adaptações com olhares distintos a partir de seus diretores, a Warner não costumava dar muita sorte em outras versões para o cinema das HQs da DC. Mas, nos últimos anos isso tem mudado e filmes como “Aquaman”, de 2018 e “Shazam”, de abril de 2019, mostram que finalmente os fãs têm do que se orgulhar no que diz respeito aos maiores heróis dos quadrinhos.

  • Batman
Dia do Orgulho Nerd
Divulgação
Dia do Orgulho Nerd

Por falar em DC, 2019 é um ano importante para a editora, já que seu principal herói faz aniversário. A primeira aparição do Homem-Morcego nos gibis, criação de Bill Finger e Bob Kane, foi em 1939, 80 anos atrás. No cinema, o herói já foi vivido por Michael Keaton, George Clooney, Val Kilmer, Christian Bale e Bem Affleck, enquanto na TV foi eternizado por Adam West.

Agora, o nome de Robert Pattinson é o mais cotado para assumir o herói , que vive sua fase mais difícil no cinema. Ainda assim, ele segue sendo um dos principais heróis na memória popular, e com o histórico mais rico no além das HQs.

  • “Homem-Aranha no Aranhaverso”
Dia do Orgulho Nerd
Divulgação
Dia do Orgulho Nerd

Versões animadas dos quadrinhos não são novidades, e filmes do gênero são lançados com certa frequência. Mas nenhum deles tem a mesma repercussão que live-actions e, com certeza, nenhum chegou tão longe quanto “Homem-Aranha no Aranhaverso”, que além de terminar 2018 como um dos melhores filmes do ano, levou o Oscar de Melhor Animação, superando sucessos da Pixar como “Os Incríveis 2” e “Wi-fi Ralph”.

  • Netflix
Dia do Orgulho Nerd
Divulgação
Dia do Orgulho Nerd

Ok, ok, “Stranger Things” é da Netflix. Mas o streaming merece ser reconhecido no geral por que sempre apostou no universe geek em suas produções, e continua fazendo isso. Com a Marvel eles desenvolveram seis histórias distintas, que chegaram ao fim somente por conta do novo streaming da Disney.

Ainda assim, eles não desistiram de desenvolveram produtos com esse público em mente e, em 2019, laçaram “Umbrella Academy”, adaptada da HQ escrita por Gerard Way, que já tem segunda temporada confirmada. Além disso, eles assinaram um contrato com o selo Dark Horse que lhe dá prioridade sobre os títulos publicados no futuro. Ou seja, a plataforma segue com os geeks em mente e continua pensando suas produções para esse público.

  • Representação nerd
Dia do Orgulho Nerd
Divulgação
Dia do Orgulho Nerd

Por fim, um bom motivo para comemorar é o próprio “status” do nerd. De “Scott Pilgrim Contra o Mundo”, passando pela recente “Future Man”, “Stranger Things” e “Big Bang Theory”, a representação do nerd na cultura popular mudou muito.

John Hughes e muitos outros criadores de comédias românticas costumam dedicar um papel ao nerd, mas normalmente ele era sempre mostrado de forma pejorativa. Isso é cada vez mais raro e o nerd – que nada mais é do que um grupo de pessoas com interesse em histórias com raízes mágicas ou místicas, fantasias e aventuras que, na verdade, agradam muita gente.

Leia também: 2019 terá retorno de fenômenos culturais e séries novas promissoras

Por isso, o Dia do Orgulho Nerd é uma celebração para esse grupo, mas também sobre esse grupo, e sua contribuição crescente para a cultura pop.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!