Marcelo Bandeira

"Minha bateria diz que sou a rainha mais cheirosa", conta Sabrina Sato

"A época é de alegria, música e calor! Mas isso não significa que a gente precise abrir mão do nosso perfume favorito!", afirmou Thiago Lemes, da Nuancielo

Foto: Reprodução/Instagram
Sabrina Sato

"Este ano, o carnaval da Anitta está com um cheirinho diferente. Avisa lá que #PuzzybyAnitta chegou." Foi assim que a farmacêutica Cimed anunciou o lançamento de um dos três novos itens da linha criada em parceria com a dona do hit "Show das Poderosas", deixando subentendido que não é só com looks arrasadores e imponentes que a estrela pop mostra seu estilo na avenida.

Foto: Reprodução/Instagram
Colônia Puzzy by Anitta

Por falar nisso, Anitta fez história na 65ª edição do Grammy Awards, transmitida na noite deste domingo (5), na cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. A cantora carioca não ganhou, mas superou o jejum, pois a última vez que uma brasileira foi indicada como "melhor artista revelação" foi há quase sessenta anos. O troféu ficou com Samara Joy, que figurava na lista dos "improváveis" da revista "Billboard".

Foto: Reprodução/Instagram
Anitta é ovacionada na web em clique antes do Grammy

Mas, antes que a gente acabe mudando de assunto, existe um detalhe que precisa ser mencionado: não é de hoje que escolas, camarotes e blocos utilizam desse artifício para criar experiências incríveis e arrebatar o público. Em 2022, a Mangueira, do Rio, cujo enredo foi "Angenor, José & Laurindo", recorreu ao aroma preferido de Dona Zica, grande amor do compositor Cartola, um dos homenageados, que se espalhou por toda a Marquês de Sapucaí. O cheiro, de flor de laranjeira, saía em borrifos.

Foto: Reprodução/Instagram
Mangueira 'perfuma' Sapucaí com 40 litros da essência usada por Dona Zica, mulher de Cartola


Algo parecido aconteceu no Anhembi, em 2008. Com o tema "Rosaessência — O Eterno Aroma", a paulistana Rosas de Ouro evidenciou o lugar que as diferentes perfumações ocuparam na história e, numa jogada de marketing, lançou uma marca de perfume em pleno sambódromo. A Roseira fez uma das performances mais bonitas e empolgantes da noite e terminou na quarta posição, coroando um desfile considerado histórico pela crítica especializada.

Foto: Reprodução/Instagram
A 'nação azul e rosa' despertou memórias olfativas do público presente na avenida

Mas, afinal, qual é a combinação que perfuma, impressiona as pessoas ao redor e reproduz a ideia da festa de Momo? Se depender de Daniela Mercury, a resposta contará com matérias-primas como patchouli, priprioca e rosas combinadas a notas frutais de caju, melão e banana, traduzindo o espírito da canção "Banzeiro". Isso porque, em 2018, a rainha do axé ganhou uma colônia para chamar de sua. "Me senti honrada de ter uma fragrância desenvolvida para mim, com os ingredientes do meu canto", frisou na época.

Foto: Reprodução/Instagram
Daniela Mercury

Com ênfase nessa ideia, em fevereiro de 2011, após estourar com "Rebolation", Léo Santana disponibilizou o "Muito Irresistível", nas versões masculina e feminina, para os foliões. "Usem e abusem. Ele tem um toque especial de sedução", destacou o gigante na ocasião. Nesse mesmo período, Deborah Secco revelou uma parceria com a rede de franquias Água de Cheiro para a produção e distribuição do "Attractive by Deborah Secco". A apresentação do produto ocorreu durante o Carnatal, uma festa fora de época da capital potiguar. 

Foto: Reprodução/Instagram
Deborah Secco

A memória olfativa não só existe como é poderosa. O fenômeno de se lembrar de algo ou de alguém acontece porque o olfato está diretamente ligado à parte do cérebro responsável pelas sensações e emoções. Quem não se recorda de uma das declarações de Sabrina Sato à "Veja Rio" em 2017? Toda perfumada, a apresentadora da Globo confidenciou que exagera mesmo nas borrifadas e que os ritmistas da Vila Isabel vivem dizendo que ela é a mais cheirosa de todo o evento. Sabrina enfatizou isso dando sua inconfundível gargalhada.

Foto: Reprodução/Instagram
Sabrina Sato

Para entender melhor sobre esse universo, a reportagem conversou com Thiago Lemes, CEO da empresa de perfumaria Nuancielo. "A época é de descontração, alegria, muita música e calor! Mas isso não significa que a gente precise abrir mão do nosso perfume favorito, pelo contrário! O verão normalmente pede essências mais leves, como cítricas, florais, fougère – águas de colônia ou eau de toilette", explicou.

Foto: Divulgação
Perfumista fotografada por detrás de prateleira de frascos de fragrâncias da Nuancielo

Em seguida, Thiago deu algumas dicas para aumentar a durabilidade do conteúdo do frasco, como hidratar bem a pele antes da utilização e espalhar uma nuvem no ar e passar por ela, deixando que pegue nos cabelos e na roupa. "Já para quem ama os amadeirados, que são mais intensos, e não quer se privar deles para os momentos festivos, a recomendação é aplicar em menor quantidade e apenas nos pontos quentes do corpo", acrescentou o especialista ao site.