Hugo Bonemer é um daqueles profissionais que fazem bom uso do seu talento para provocar reflexões a respeito de assuntos relevantes para o mundo. E, neste domingo (22), não fugiu à regra!
Tanto que pediu permissão a Eduardo Srur, que está com a exposição "Vida Livre" espalhada por pontos estratégicos da capital paulista, como Parque do Povo, Parque Ibirapuera e calçada do Parque Trianon, para fazer uma performance inédita.
A obra escolhida foi a do mais evidente ponto de passagem do Parque Ibirapuera, em frente ao lago principal, que tem como viés de destaque a falta de liberdade que os homens causam aos bichos em prol do próprio lazer.
A instalação também abrange dois temas contemporâneos urgentes: o aquecimento global provocado pelos combustíveis fósseis e o uso excessivo do plástico, que polui os oceanos e sufoca a vida marinha.
Apesar de os termômetros marcarem 13 graus Celsius (ºC), o ator nadou por alguns minutos enquanto uma placa ao lado de fora exibia a seguinte pergunta ao público: "O que você pensa sobre animais serem usados para o entretenimento humano?".
Para Bonemer,
colocar pessoas "num aquário e um urso-polar assistindo é uma inversão de papéis muito forte que nos faz refletir". Além disso, ainda disse acompanhar o trabalho de Eduardo há algum tempo e ter proposto a ação, assim, na "cara e coragem".