Foi nesta modesta coluna que você leu primeiro, há mais de dois meses, que Cesar Filho havia recebido um convite para retornar ao SBT. Após inúmeras negativas e desmentidos de que deixaria a Record, eis que o próprio apresentador rompeu o silêncio na madrugada desta quinta-feira (21) e admitiu que está deixando o comando do Hoje em Dia, e consequentemente, a emissora de Edir Macedo.
O local escolhido para fazer o anúncio oficial foi a festa de confraternização de fim de ano do Hoje em Dia, em que estiveram reunidos todo o time que coloca o programa no ar, desde apresentadores, diretores, produtores, assistentes e até equipe técnica. A única que não deu as caras no local, um bar badalado de São Paulo, foi Ana Hickmann.
Cesar subiu no palco do estabelecimento e, em posse de um microfone, fez o anúncio de que está deixando a Record. Em seu discurso, devidamente registrado pela colega de elenco Ticiane Pinheiro, ele avisa sobre a não renovação do contrato, diz que investirá no universo digital, mas não cita que está a caminho do SBT.
"Eu tô chegando no final de uma parceria, depois de 9 anos com a Record. Acho que todos nós aqui já sabemos disso. E muita gente fica perguntando, questionando. E quando existem duas empresas, no caso a minha empresa e a Record como empresa, cada uma tem os seus interesses, cada uma tem os seus anseios. Quando isso acaba não acontecendo, é comum e é normal que cada um siga o seu caminho", começou ele, que aproveitou para descarregar elogios ao time.
"Eu só quero dizer o seguinte para vocês aqui, principalmente para todas as pessoas que trabalham no dia a dia com a gente e que fazem do Hoje em Dia uma preciosidade na TV nos dias de hoje. O Hoje em Dia é muito bem feito. O Hoje Em Dia vem se renovando. Muitas vezes a pessoa não percebe, mas ele é um programa que vai se atualizando a cada dia, buscando o que o telespectador quer. E por isso ele tem sempre uma fidelidade muito grande, tanto comercial como de público", continuou.
"E dizer que a gente vai se encontrar, de uma forma ou de outra a gente acaba se encontrando de alguma forma. Não vou abandonar as minhas redes sociais. Vou iniciar agora, em 2024, nas plataformas digitais, e se Deus quiser, quem sabe, eu estarei de volta na TV aberta. Foi um prazer e uma honra trabalhar com vocês. Muito obrigado pelo carinho, respeito, profissionalismo que sempre tive de vocês", concluiu.
Em outubro, esta coluna trouxe com exclusividade a informação que Cesar Filho havia recebido convite do SBT para gravar o piloto de um de seus novos programas. Na época, todas as partes desmentiram as informações, e o apresentador chegou a dizer que pessoas mal intencionadas estavam tentando prejudicá-lo na Record.
Mas de lá pra cá, as negociações só avançaram e ficou impossível de manter em sigilo. Afinal, quase todas as semanas o apresentador fez uma visitinha despretensiosa às dependências da rede de Silvio Santos. A Record tentou de tudo para mantê-lo: aumento de salário, mudança de programa, redução da jornada de trabalho. Mas nada foi suficiente para segurá-lo.
Com sua saída da Record sacramentada, Cesar Filho deverá ser anunciado logo em janeiro como novo reforço do SBT. Existe a possibilidade de que esteja à frente da nova formação do SBT Brasil, mas outros projetos não estão descartados.