Décima quinta participante a ser eliminada do BBB 23
, Sarah Aline revelou em entrevista sobre o vídeo que circulou nas redes sociais quando Bruna Griphao fez uma rima polêmica para justificar a saída da competidora. Em suas palavras, a atriz disse: "Aqui, se você tá confortável, come uma banana. Quando tá desconfortável, todo mundo espana".
Fora do reality show, a psicológa falou sobre o episódio em entrevista ao jornal Extra. "Zero surpresa em saber que aconteceu isso. Isso está muito relacionado às influências do racismo estrutural, que se instala nas nossas relações quando a gente menos percebe. A cabeça da Bruna não passou pelo filtro de que ela estava sendo racista naquela hora. Me incomodei muito, sim", disse ela, que foi orientada pela equipe e amigos a não ver o registro.
Sarah, no entanto, crê que tal situação de um próposito maior: de mostrar como esses gestos são traços de uma cultura de racismo estrutural.
"Estou muito chateada e frustrada. Fico triste de ter vivido isso, mas feliz que isso virou uma pauta. Muitas pessoas que não sabiam sobre o reflexo do racismo puderam aprender um pouco mais", finalizou.
*Texto de Daniele Amorim
Daniele Amorim é jornalista formada pela Anhembi-Morumbi com pós-graduação na USP. Apaixonada por música, séries, futebol, maquiagem e falar amenidades no Twitter. Siga: @eudaniamorim.