Jair Bolsonaro virou piada nacional ao ser exposto na tela da Globo na manhã deste domingo (24) se transformando em um jacaré após tomar a vacina contra a Covid-19. Isso mesmo! E quem teve a coragem de debochar do Presidente da República foi a escola de samba Rosas de Ouro, de São Paulo.
A agremiação foi a sexta a entrar na avenida do sambódromo do Anhembi no segundo dia de desfiles do Grupo Especial de São Paulo. E o enredo escolhido para este ano falou sobre rituais e caminhos para curar todos os males por meio da fé, da magia, da ciência e também pelo samba.
No carro alegórico que viralizou e virou piada nas redes sociais, um ator aparece caracterizado como Jair Bolsonaro e é atendido por uma enfermeira, interpretada pela drag queen Salete Campari, que aplica uma dose da vacina. Após se debater, o presidente deixa de ser humano e se transforma em um jacaré. A Globo fez questão de exibir a cena por diversas vezes.
O deboche da escola ocorreu por conta de uma declaração de Bolsonaro, feita em dezembro de 2020. Na ocasião, ele afirmou que não iria se vacinar e ainda disse que se as pessoas quisessem tomar a vacina e se transformarem em um jacaré, o problema seria delas.
A declaração foi feita na época por conta de uma cláusula presente no contrato da Pfizer, que dizia que o laboratório não se responsabilizava caso o imunizante provocasse algum efeito colateral.
"E na Pfizer [contrato da Pfizer] tem lá: 'Nós [Pfizer] não nos responsabilizamos'. Se eu virar um chi, se eu virar um jacaré, se você virar super-homem, se nascer barba em alguma mulher, ou algum homem começar a falar fino... e o que é pior: mexer no sistema imunológico das pessoas", disse Bolsonaro na ocasião.