Porto Rico é uma usina sonora exportando seus talentos para o mundo.
Basta lembrar de José Feliciano, nos anos 70 e 80, ou do grupo Menudo, surgido logo depois, um fenômeno comercial que revelou o astro Ricky Martin , que brilha até hoje no pop latino.
Na última década, vimos surgir grandes músicos como Luis Fonsi , Pedro Capó e Daddy Yankee.
Mais recentemente, tivemos Bad Bunny , que visitará o Brasil em fevereiro de 2026.
Agora, um novo nome está surgindo no cenário porto-riquenho: Rauw Alejandro, que irá se apresentar na próxima quarta-feira (22/10), às 20h30, na casa de espetáculos Vibra São Paulo .
O cantor é um dos renovadores do reggaeton .
O artista
Nascido em 1993 como Raúl Alejandro Ocasio Ruiz, na cidade de San Juan, acabou adotando o nome artístico de Rauw Alejandro .
Lançou Afrodisíaco , seu primeiro disco, em 2020, com 27 anos de idade, já dando mostras de que estava fadado ao sucesso.
Seu segundo álbum, chamado Vice Versa , lançado um ano depois, teve como principal hit a faixa "Todo de Ti", um single muito dançável.
Nesse mesmo trabalho, consta a música "Brazilera", com participação da cantora Anitta.
Além dessa parceria vocal com Anitta, já dividiu microfones com Laura Pausini , cantando em espanhol "Se fue", um dos maiores sucessos da italiana.
Também cantou com seu conterrâneo Bad Bunny em "Que pasaría"; com os colombianos Feid em "Revolú" e Shakira em "Te Felicito", entre outros.
Ainda em seu currículo, registram-se dois Grammy Latinos e mais doze indicações ao prêmio. O cantor é um dos campeões de audiência do Spotify.
Assista o videoclipe Callejón de los Secretos com Rauw Alejandro e Mon Laferte :
Novidade
Seu novo álbum, Cosa Nuestra: Capítulo 0 , vem, de certa forma, com a mesma inspiração do anterior Cosa Nuestra .
São 14 faixas que buscam resgatar influências afro-caribenhas, assim como a bomba, um ritmo porto-riquenho.
Muitos críticos musicais consideram que o trabalho atual é um dos mais versáteis realizados por Rauw Alejandro, que mescla sonoridades tradicionais com outras mais modernas.
Nele encontramos outros ritmos que vão além do reggaeton . Esse é o caso de "SILENCIO", uma deliciosa bachata, som típico da República Dominicana, com influência de son e bolero.
Há também a envolvente salsa "Callejón de los Secretos", faixa dividida com a chileno-mexicana Mon Laferte , uma das grandes vozes do momento na música latina.
O show que Rauw Alejandro fará na Vibra São Paulo faz parte da turnê desse novo disco, que já passou por Santiago do Chile e Buenos Aires, indo depois, ainda este mês, para Bogotá.
Em novembro passará por Monterrey, Cidade do México e Guadalajara.
Esta coluna é um espaço destinado à cultura e músicas latinas. Mais informações sobre esses temas você encontra em www.ondalatina.com.br e no Canal Onda Latina: https://www.youtube.com/@canalondalatina