As melhores e as piores audiências das novelas das 19h

"Cheias de Charme" vem alcançando bons índices; relembre os sucessos e fracassos do horário

iG Gente |



A novela "Cheias de Charme" , no ar às 19h na Globo, é um grande sucesso. A trama marca a maior audiência dos útimos cinco anos no horário, tornando-se motivo de comemoração na emissora.

"Cheias de Charme": Veja fotos do dueto de Chayene e Ivete 

A trinca formada por "Cheias de Charme", "Jornal Nacional" e "Avenida Brasil" tem elevado a média no horário nobre da Globo, relembrando fases áureas da emissora, quando esses três programas - novela das 19h, noticiário e novela das 20h ou 21h - formavam a locomotiva da emissora.

"Cheias de Charme" tem média de 29,9 pontos em São Paulo, fazendo dela a maior audiência das 19h na Globo desde 2007 - naquele ano, "Sete Pecados" alcançou 30,8 pontos de média com cerca de dois meses no ar.

Mas tudo indica que "Cheias..." deve superar "Sete Pecados" e outras produções do horário, já que vem alcançando picos de 32 pontos. Vale lembrar que cada ponto no Ibope equivale a aproximadamente 60,2 mil domicílios na capital paulista, dados que servem como referência para o mercado publicitário.

Com tanto sucesso, a novela fez a Globo respirar aliviada, depois do relativo fracasso de "Aquele Beijo", sua antecessora. A novela escrita por Miguel Falabella derrubou a audiência da faixa das 19h, terminando com 25 pontos de média.

Leia também: Miguel Falabella estreia sua quarta novela como autor

Divulgação/TV Globo
As empreguetes se produzem e gravam um clipe na mansão de Chayene

As razões para o sucesso de "Cheias de Charme" são inúmeras: a trama, uma divertida comédia rasgada que consegue ser debochada e crítica ao mesmo tempo, expondo as desigualdades sociais do país.

Além disso, existe a feliz escolha pelas protagonistas: empregadas domésticas, que cativam o público e criam alto grau de identificação. As empreguetes, rivais da cantora Chayene ( Cláudia Abreu ), são personagens populares, que fogem do jeito esnobe de alguns protagonistas de algumas novelas.

Finalmente, a aposta em novos autores: Filipe Miguez e Izabel de Oliveira , que estreiam como titulares em novelas. Foi com uma estreia parecida que a Globo cravou sua maior audiência às 19h nos últimos 10 anos: "Da Cor do Pecado" (2004), de João Emanuel Carneiro , que terminou com média de 45 pontos, um feito espantoso.

João Emanuel faria depois "Cobras e Lagartos" (2006), que teve média de 39 pontos. Não por acaso, hoje o autor escreve "Avenida Brasil" às 21h, também com grande sucesso.

Leia também: William Bonner tieta elenco de "Avenida Brasil" 

Pelo visto, a Globo pretende reanimar de vez a faixa das 19h. "Cheias de Charme" deve terminar, em outubro, com uma ótima média de audiência. E será substituída pelo remake de "Guerra dos Sexos". A versão original, de 1983, foi um enorme êxito - batendo em 75 pontos, uma proeza na época. Resta aguardar para conferir. 

Veja a seguir as 5 melhores e as 5 piores médias de audiência na faixa das 19h nos últimos 10 anos:

As melhores

Da Cor do Pecado (2004) - 45
Cobras & Lagartos (2006) - 39
Kubanacan (2003) - 35
A Lua me Disse (2005) - 33
Caras & Bocas (2009) - 31

As piores

Tempos Modernos (2010) - 24
Três Irmãs (2008) - 24
Aquele Beijo (2011) - 25
Desejos de Mulher (2002) - 27
Bang Bang (2005) - 27

Veja também: "Guerra dos Sexos": Saiba quem é quem no remake do folhetim

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG