A FOX surpreendeu os seus assinantes ao mudar as estratégias em torno de algumas de suas principais produções da TV por assinatura, como a exibição das séries " The Walking Dead " e "American Horry Story", "Legion" e também do Campeonato Espanhol. A iniciativa está sendo percebida pelos clientes como uma tentativa de estimular a assinatura do pacote FOX Premium na TV por assinatura ou a assinatura independente dos canais pelo aplicativo.

Leia também: Nos EUA, Netflix já supera interesse por TVs aberta e paga

Divulgação
"The Walking Dead", série mundialmente conhecida que é exibida na FOX e também na FOX Premium


A FOX (Fox Broadcasting Company) é uma emissora de televisão com sede nos Estados Unidos fundada em 1986, sendo propriedade da 21st Century Fox - recentemente vendida para a Disney . No Brasil, a emissora chegou no fim dos anos 90, mais precisamente em 1997, apresentando os canais FX, FOX, FOX Life, National Geographic, Nat Geo Wild e Nat Geo Kids entre os pacotes básicos na TV por assinatura. Já o FOX Sports e a  FOX Premium , com dois canais exclusivos e também app, são contratados como canais adicionais nas operadoras SKY (R$ 25,90/mês), NET, VIVO (R$24,90/mês) e Claro. 

FOX Premium está forçando assinatura? 

Lançada no Brasil em 2016, a FOX Premium nasceu da fusão entre a programação dos canais FOX 1, FOX Action, também como os conteúdos exclusivos do FOXPlay e do aplicativo. Já no ano seguinte, houve uma padronização dos canais e em 2018, a inclusão de novas transmissões exclusivas, como os jogos da La Liga, o  Campeonato Espanhol de futebol, anteriormente transmitido nos canais Fox Sports.

Houve também novas mudanças referentes a exibição de séries de sucessos, entre elas "Legion", com a primeira temporada sendo exibida no FX  em 2017 e a segunda já no canal premium.  "American Horror Story", em sua oitava temporada, continua no FX, mas em horário incomum para uma série tão prestigiada e que, durante as outras sete temporadas, representou o grande chamariz do canal. Antes transmitida simultaneamente aos EUA e à noite, o programa agora vai ao ar às quintas-feiras às 16h.

undefined
Reprodução/Facebook

Fox Premium apresenta novas mudanças de exibição das principais séries da casa

O maior sucesso da casa, "The Walking Dead", que teve oito temporadas exibidas na FOX, as últimas simultaneamente exibidos no canal premium, teria a sua nona temporada exibida apenas no canal premium como sugeriam as primeiras peças de divulgação enviadas à imprensa, mas com a recepção negativa, a empresa voltou atrás e vai manter a exibição nos dois canais, com a diferença que no canal adicional a transmissão é sem comerciais. 

Outro detalhe importante  que acaba negligenciado em meio a todo esse desgate é que o assinante do pacote mais básico tem apenas as 24 horas seguintes à exibição do episódio da série para assistir no aplicativo. Isso, claro, para as séries exibidas na FOX, FOX Life e FX.  Já o assinante que contrata o pacote exclusivo, tem acesso a todos os outros episódios anteriores e sem qualquer limitação temporal.

Leia também: Veja as dez melhores séries disponíveis no app da FOX

Nova forma de consumir conteúdo

Cristiano Lima, diretor de programação de entretenimento da FOX, disse que todas as decisões foram pensadas de forma responsável e sempre pensando nas atuais mudanças de mercado. "Cada vez mais as séries atendem a um público mais restrito. A FOX Premium permite que o assinante consuma o conteúdo em outro formato", explicou. 

Ele não se esquivou das polêmicas sobre as mudanças na grade. "Sobre a La Liga, estamos trabalhando em cima de pesquisas internas para promover o conteúdo e testando novas formas. Já sobre "Legion", é uma série muito nichada, por isso escolhemos entregar no pacote premium".

Você viu?

As séries mais hypadas da casa, "American Horry Story" e "TWD", levaram uma atenção mais especial, onde o diretor defendeu detalhadamente que as mudanças não afetam o bolso do usuário, justificando as alterações e reforçando o novo comportamento de consumo citando a Netflix como concorrência multiplataforma.

Evan Peters em
Divulgação
Evan Peters em "American Horry Story", série exibida no FOX Premium e ainda no FX


"As séries são uma preciosidade para nós e "American Horry Story" tem um público mais jovem e restrito que estão cada vez mais presentes nas plataformas digitias. O cliente básico de qualquer operadora pode assistir qualquer conteúdo 24 horas após seu lançamento no aplicativo", ressaltando que a experiência do pacote pago a parte é diferente, por isso tem acesso aos outros episódios e domínios. 

A estratégia confusa sobre o sucesso "TWD" foi justificado sobre a posse que a FOX tem sobre todos os direitos de venda sobre a produção e que não tem como desassociar o nome da empresa com a série.

"A 9ª temporada será exibida tanto no pacote básico como também no premium, esse com a vantagem de ver sem publicidade. Para o primeiro episódio na nova temporada vamos ter uma ação especial para promover o evento em ambos os canais", reforçou. 

Leia também: Gretchen, Xuxa e repostas no Twitter: o jeito Netflix de fazer publicidade

Recepção dos assinantes sobre as mudanças

Nas redes sociais da empresa, os assinantes demostraram imensa insatisfação sobre as alterações, principalmente sobre a La Liga, onde além de assinar o FOX Sports, que transmite campeonatos como o Alemão e Argentino, Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Liga Europa da UEFA, o usuário precisa também assinar o pacote premium para ver os jogos da Liga Espanhola. 

undefined
Reprodução/Twitter/LaLiga

Campeonato Espanhol, antes exibido no FOX Sports, agora é exibido no FOX Premium

No site Reclame Aqui, serviço gratuito para reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços, também há reivindicações sobre as mudanças, em foco as categorias mudança de grade de programação e qualidade da programação principalmente sobre a Liga Espanhola.

Questionado sobre os protestos públicos, Cristiano Lima minimizou e os creditou à má comunicação entre o assinante e a empresa durante o processo de modificação. "Fazer uma promoção no ar é um desafio muito grande, ficamos tristes porque fazemos as coisas com bastante responsabilidade, e muitas vezes falhamos. Foi a impressão que realmente passou", ainda ressaltando que não houve tempo suficiente para comunicar os assinantes. 

Glauber Alvarenga Ribeiro, especialista em Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP,  pontua que "as reclamações dos consumidores sempre são um sinal de que alguma coisa no serviço não está sendo prestada de forma adequada", mas, objeções contra os canais, como o FOX Premium, não são acatadas pelo órgão público, diferentemente contra as operadoras de TV. 

Por hora, Cristiano Lima ressalta que o canal premium é majoritariamente de séries e que vão continuar investindo cada vez mais nesse sentido. "Vamos focar na divulgação do direito que o usuário básico tem para que eles possam usar", destacando que a empresa continua com uma programação forte e para o ano que vem, a FOX já fechou negócios com a NBC (canal aberto nos EUA responsável, por exemplo, pelo hit "This is US") para os pacotes básicos. 

A transição de modelo de assinatura não é algo simples de se fazer e a FOX tenta se estabelecer na internet sem deixar de ter a TV por assinatura como foco estratégico, recentemente liberou funcionalidade para assinaturas direto pelo app, mas creditar todo o imbróglio envolvendo a assinatura e programação do  FOX Premium  a uma deficiência de comunicação talvez seja minimizar um quadro que inegavelmente impacta no bolso do consumidor. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!