Tamanho do texto

O nu pode aparecer tanto de maneira artística quanto em forma de protesto, mas ele sempre causa muita repercussão e é chocante para as pessoas

A nudez pode aparecer tanto de maneira  artística , como em ensaios fotográficos , novelas e filmes , quanto em forma de protesto, como é comum ver, por exemplo, em algumas passeatas. Independente de como apareça, o nu ainda repercute muito e choca algumas pessoas. Aliás, é bem comum que uma novela apresente uma cena quente de sexo em um dia e no outro, todo mundo esteja comentando sobre o que passou na televisão na noite anterior.

Leia Também em Sexografia: O que está em jogo com a proibição da pornografia no Brasil?

A nudez ainda choca?
Fabio. R/Cadu. N
A nudez ainda choca?


Mas por que a nudez ainda choca tanto? O iG entrevistou a psicóloga Marilena Bigoto, a sexóloga Priscila Junqueira e o fotógrafo especialista em ensaios nus Fábio Rodrigues, para responder essa pergunta e todos concordam que falar sobre isso ainda é um tabu e as pessoas não enxergam isso como algo natural, o que não deveria acontecer, já que trata-se do nosso próprio corpo. "Nascemos pelados, isso deveria ser algo natural para as pessoas", comentou Fábio.

Leia também em Sexografia: Literatura erótica é reflexo mais contundente do empoderamento feminino

Segundo a psicóloga, o problema não é o corpo humano em si. "O que choca as pessoas é o fato da gente ver a roupa como uma segunda pele, então a gente não está habituado a ver as pessoas nuas", opina. Já a sexóloga falou sobre tabu e preconceito. "Quando pensamos na sexualidade como um todo, pensamos em todos os tipos de relação e as pessoas não veem isso com saúde".

Para Fábio e Priscila, existe um ponto que interfere em todo esse julgamento do nu: o gênero. Segundo eles, as pessoas estão mais acostumadas a ver a mulher tirar a roupa e, com isso, um homem pelado pode chocar ainda mais. "Isso é uma questão principalmente cultural. Mulher tem o costume, por exemplo, de aparecer pelada no carnaval", comenta o fotógrafo. Já para Marilene o sexo é indiferente. "A nudez como um todo, sem focar em gênero, choca muito", mas ela concorda que ao longo do tempo a mulher foi ficando mais exposta e tornou-se, para muitos, um objeto sexual.

O nu na TV

Reprodução
"Verdades Secretas" abusou das cenas com nus e sexo


É batata: quando uma novela exibe uma cena de sexo ou de nudez, a repercussão é enorme, principalmente em tempos em que as redes sociais são tão usadas. A psicóloga conta que isso se deve ao fato de, mesmo no horário nobre, ainda ter muitas crianças acordadas e, para ela, as tramas nem deveriam exibir essas cenas que chocam. "Não pela nudez em si, mas pelo fato de existir a nudez junto com algum outro ato, ato sexual, qualquer coisa assim, e as pessoas estão juntas com a família, desde avós até as crianças", explica ela.

Leia também em Sexografia: Nu artístico empodera, opina fotógrafa que dessexualiza nudez em série de fotos

A repercussão, segundo Priscila, acontece porque as cenas chocantes são uma oportunidade de falar sobre o assunto "No fundo as pessoas têm a curiosidade de falar sobre o assunto, mas não se sentiam autorizadas e quando veem na TV, é como se fosse uma autorização".

Ensaio nu

Nanda Costa posou para a capa da Playboy
Divulgação
Nanda Costa posou para a capa da Playboy



Os ensaios nus acabaram chocando menos as pessoas porque elas já sabem exatamente o que vão ver, ao contrário da TV, que acaba pegando o público de surpresa. É o que diz Fábio. "Hoje em dia a repercussão midiática é muito maior. Temos além da mídia impressa e televisiva, a digital…. a internet, onde cada um é um juiz, dono da verdade e da moral alheia. Isso tudo tem com certeza, uma influência direta na opinião pública sobre o nu".

Há alguns anos, Nanda Costa posou para a "Playboy" e mostrou seus pelos pubianos. O fato chocou todo mundo e a nudez foi muito comentada. "Estamos condicionados a seguir os padrões estéticos impostos pela sociedade para sermos aceitos, como se fossemos frutos da produção em massa de uma mesmice", comenta o fotógrafo, que acredita que quem sai do padrão, acaba se destacando. "É o caso da Nanda Costa, ela se destaca, e isso pode ser de maneira positiva ou negativa. É um sinal bem claro de que a maioria não está preparada para as diferenças", finalizou.