M ais uma vez, Alex Consani fez história! Depois de ser a primeira modelo trans a desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show, ao lado da brasileira Valentina Sampaio, agora a jovem de 21 anos se tornou a primeira mulher trans a ganhar o prestigioso prêmio de Modelo do Ano no Fashion Awards , organizado pelo Conselho de Moda Britânico, em evento que aconteceu nesta segunda-feira (2), em Londres.
Ao receber o prêmio, a modelo natural de Petaluma, na Califórnia, nos Estados Unidos, agradeceu e reconheceu quem veio antes e pavimentou o caminho para que ela pudesse chegar até ali e ocupar esse espaço. “Eu não posso aceitar esse prêmio sem agradecer aquelas que vieram antes de mim, principalmente as mulheres trans pretas que lutaram pelo espaço em que eu estou hoje – Dominique Jackson, Connie Fleming, Aaron Rose Phillips e tantas outras que lutaram pelo espaço que me permitiu florescer hoje “, afirmou.
Alex Consani concorria na categoria ao lado de outros nomes importantes para a moda em 2024, sendo eles: Alva Claire, Amelia Gray, Anok Yai, Liu Wen e Mona Tougaard. De acordo com a premiação, o objetivo era reconhecer ‘o impacto global de uma modelo que tem dominado a indústria nos últimos 12 meses. Com uma influência que transcende o catwalk , a Modelo do Ano faz uma contribuição notável para a indústria, reunindo vários editoriais e campanhas ao longo do ano’.
Após receber o prêmio, Alex Consani deu conselho a jovens trans em entrevista à revista Dazed. “Você precisa apoiar a si mesma. Se você não tem isso de outras pessoas na sua vida, precisa vir de você. Porque eu me apoiei, e eu sou abençoada por ter apoio na minha vida, mas, no final do dia, eu consegui ganhar isso [o prêmio] porque eu acreditei em mim mesma e eu acreditei que eu era o suficiente, só porque eu sou quem eu sou. E eu acho que esse é o testemunho que muitas pessoas precisam ouvir e lembrar. Não importa o que aconteça ou o que os outros digam, você é aquela garota e você vai ser aquela garota e vai ter o tanto de sucesso que quiser, desde que se lembre disso.”