Tamanho do texto

Com o caos como motivação, personagem pode ser decisivo para a vitória ou derrota de Cersei na série. O que esperar do comandante das Ilhas de Ferro?

Euron Greyjoy (Pilou Asbæk) surgiu em “Game of Thrones” em 2016, na sexta temporada, quando a série finalmente se debruçou sobre as Ilhas de Ferro, lar de Theon (Alfie Allen) e Yara Greyjoy (Gemma Whelan). Antagonista dos irmãos, ele mata Balon Greyjoy para tentar ocupar seu lugar como o rei das Ilhas de Ferro.

personagem euron greyjoy de game of thrones
Divulgação
Euron Greyjoy (Pilou Asbæk) pode ser carta da manga ou motivo de derrota de Cersei (Lena Headey)

Com a ideia de se casar com Daenerys (Emilia Clarke) e com ela governar os sete reinos, Euron Greyjoy é escolhido como líder no lugar de Yara, mas sofre um golpe da sobrinha, que deixa as Ilhas de Ferro com toda a frota para executar seu plano.

Euron quem?

personagens cersei e euron de game of thrones
Divulgação
Euron e Cersei

Euron entrou para " Game of Thrones " de forma aleatória e sua principal motivação parece ser criar o caos – ou navegar no caos já existente. Ele quer que os nascidos do ferro sejam mais, conquistem mais, e não se importa quais meios usar para que isso aconteça. É assim que, quando Yara leva toda a frota para encontrar Daenerys, ele decide apoiar Cersei Lannister (Lena Headey).

Leia também: Enquete: quem ainda vai morrer em “Game of Thrones”?

Para ele, os propósitos de cada rainha não importam, contanto que ele esteja no comando. Sendo assim, faz mais sentido que ele se alinhe a Cersei. Ele chega a Porto Real prometendo um presente em troca de um casamento, o que acaba gerando uma crise entre Cersei e Jaime (Nikolaj Coster-Waudal). Já sabemos a escolha de Jaime, mas Euron segue sendo uma incógnita.

No episódio final da sétima temporada, quando todos estão reunidos, ele finge que não vai lutar e abandona o local, só para buscar a Companhia Dourada e trazer os mercenários de Essos para lutar com a Rainha Lannister. É ele também o responsável por invadir Dorne e trazer Ellaria Sand (Indira Varma) como prova de sua lealdade a Cersei.

O caos é uma escada

yara e euron greyjoy
Divulgação
Euron chegou a capturar Yara, que foi resgatada pelo irmão Theon

Por mais que esteja prometido a Cersei, Euron parece sempre insatisfeito. Apesar de saber como ganhar batalhas, ele é impaciente e insistiu para ter um encontro com a rainha em seu retorno a Porto Real, prometendo depois fazer um filho com ela. Mas alianças são formadas na base da confiança, e Cersei e Euron certamente não confiam um no outro.

Ele quer se promover, ser rei, mas mais importante sobreviver. Se a batalha com Daenerys, ou qualquer que seja a resolução que a série crie para os próximos episódios, significarem a derrota de Cersei, ele pode mudar de lado para se garantir. Mas, em meio ao caos e ao desejo de ser lembrado, ele pode ser o grande trunfo de Cersei na reta final.

Leia também: Rainha de Westeros? Seis razões que expõem o merecimento de Cersei Lannister

É difícil prever uma vitória Lannister/Greyjoy, mas ele é agora o principal estrategista da rainha e sua mente imprevisível pode ser um trunfo. Se o caos é uma escada, Euron Greyjoy estaria mais do que feliz em chegar ao último degrau.

    Leia tudo sobre: game of thrones