Tamanho do texto

Com a batalha de Winterfell a caminho, personagem jura proteger o jovem Stark e faz as pazes com seu passado em possível despedida da série

Batalha de Winterfell está chegando e com ela o possível fim de diversos personagens. Mortes serão inevitáveis no terceiro episódio da temporada de “Game of Thrones”, e quem pode dar adeus a Westeros é Theon Greyjoy ( Alfie Allen ).

theon greyjoy abraçando sansa em game of thrones
Divulgação
Theon Greyjoy (Alfie Allen) redime seus pecados e pode se despedir de "Game of Thrones"

A história de Theon Greyjoy , desde criança, é um tanto trágica. Depois que seu perdeu uma batalha contra Ned Stark (Sean Bean), ele foi levado para o norte e cresceu ao lado dos herdeiros Stark. Mesmo próximo, ele foi constantemente lembrado que não era realmente um nortenho, e acabou colocando sua lealdade de lado quando decidiu tomar Winterfell enquanto Robb Stark (Richard Madden) marchava para o sul.

Foi essa terrível decisão que desencadeou uma série de traumas e violências que aconteceriam a seguir. Se ele ficasse ao lado de Robb, provavelmente teria morrido no Casamento Vermelho, mas viver até agora teve seu preço.

Leia também: Jaime Lannister se aproxima dos heróis e pode ter redenção no final de “GoT”

Ele queimou duas crianças alegando ser os Stark menores e aprisionou Rickon e Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright) em um golpe planejado por sue pai. Seu reinado, porém, foi curto e ele acabou sendo feito prisioneiro por Ramsey Bolton (Iwan Rheon). Ele foi torturado, teve as partes íntimas cortadas, foi forçado a ver Sansa (Sophie Turner) ser estuprada, e literalmente perdeu sua identidade.

O trauma pelo qual passou marcou Theon para sempre. Ele viu na irmã Yara (Gemma Whelan) uma figura protetora, mas as marcas do que ele passou deixaram cicatrizes tão profundas que ele não conseguiu (inicialmente) salvá-la quando ela precisou.

Foi a irmã, porém, que o guiou até o momento atual. Foi ela quem escolheu Daenerys (Emilia Clarke), roubou os navios das Ilhas de Ferro, levou a Rainha para Westeros e lhe jurou lealdade. Foi esse senso de saber o que quer e lutar por isso que levou Theon a decidir, no primeiro episódio, retornar para Winterfell e, assim, tentar consertar o que um dia ele mesmo quebrou.

theon greyjoy em cena de luta em game of thrones
Divulgação
"Game of Thrones"

Anos depois de ter prendido Bran, ele decide servir como seu escudo e protege-lo. “Eu tirei esse castelo de você. Me deixe defende-lo agora”, declara enquanto todos se preparam para a batalha. Esse momento, somado ao emocionante reencontro com Sansa, criam um momentos de despedida digno.

Caso Daenerys e/ou Jon vençam e a paz reine em Westeros, não há realmente lugar para Theon. Ele é um Greyjoy, mas não vive como eles. Não é um Stark, mas cresceu como se fosse. Seu lugar não é no Norte, tão cheio de memórias difíceis, nem da Ilha de Ferro, sem nenhuma conexão.

Leia também: Tyrion acumula derrotas e pode perder o posto em “Game of Thrones”

Por isso seria redentor, e um desfecho mais emocionante, se o fim de Theon Greyjoy em " Game of Thrones " acontecesse enquanto ele defende aqueles que um dia foi incapaz de proteger.

    Leia tudo sobre: game of thrones