Tamanho do texto

Um dos personagens mais complexos da série, Jaime Lannister pode ter redenção final e concluir sua saga em "Game of Thrones" como herói

Sem os livros como base, fica cada vez mais difícil prever como será o final de “Game of Thrones”. Soma-se isso a falta de dó em eliminar personagens queridos e a série está com o final em aberto. Algumas pistas, porém, ajudam a determinar o fim de alguns personagens, como Jaime Lannister ( Nikolaj Coster-Waldau ).

jaime lannister
Divulgação
"Game of Thrones"

Embora a maioria dos personagens tenha passado por uma evolução ao longo da série, poucos deles tiveram momentos de “redenção”. Theon (Alfie Allen) e Sandor Clegane (Rory McCann) passam por algo similar, mas só Jaime Lannister se transforma completamente, começando a série como um dos vilões, e chegando a fase final como um dos heróis.

Leia também: Tyrion acumula derrotas e pode perder o posto em “Game of Thrones”

Sua caminhada até aqui não foi fácil e ele perdeu a mão e o respeito no processo, mas mesmo enquanto ainda era aliado da irmã e amante Cersei (Lena Headey), ele conseguia gerar empatia por conta de sua relação com Brienne (Gwendoline Christie) e Tyrion (Peter Dinklage).

Claro, o fato de ter um caso com a irmã e ajudado a prender Ned Stark (Sean Bean) ainda pesam contra si, mas ele teve momentos de glória que o colocam numa seleta lista de ótimos personagens da dramaturgia que caminham por uma área cinza entre o bom e ruim. A série fez ótimo uso disso até a oitava temporada, quando eles decidiram tirar o “cinza” de todos os personagens, incluindo Jaime.

jaime e brienne se preparam para a batalha em game of thrones
Divulgação
"Game of Thrones"

Abandonando a irmã para cumprir sua promessa de “lutar pelos vivos”, ele vai sozinho para o Norte, onde se vê cercado de inimigos, mas recebe uma chance de morrer com honra. Em “ Game of Thrones ”, essa é uma das melhores formas de morrer. O segundo episódio da temporada mostrou um Jaime extremamente humano a ponto de esquecermos que, anos atrás, ele derrubou um jovem Bran (Isaac Hempstead Wright) de uma torre sem dó nem piedade.

Na próxima semana o veremos lutando ao lado de Brienne e esse poderia mesmo ser seu fim. Ele tem uma mão boa e a batalha contra os mortos tem grandes chances de derrota dos vivos. Porém, muitos creem que essa ainda não é sua hora, e o foco em Brienne em “A Knight of The Seven Kingdoms” pode mesmo indicar isso. A leal personagem teve seu momento de glória, o que para muitos indica que sua morte está prestes a chegar. Seria heroico e característico dela morrer pelo homem que ela pode ou não ser apaixonada, mas que se mostrou uma pessoa que a viu e respeitou como poucos fizeram.

jaime lannister e cersei lannister em game of thrones
Divulgação
"Game of Thrones"

Sendo assim, e considerando que a batalha seria ganha, claro, ele tem mais uma chance de fazer justiça. Existe quem ainda acha que Jaime é o “Azor Ahai” , destinado a vencer os mortos, e há quem acha que ele é o irmão citado na profecia de Cersei.

No início da quarta temporada, um flashback mostrou uma jovem Cersei visitando uma bruxa que diz que ela será morta por seu irmão mais novo. A cena não aparece na quarta temporada por acaso: é o ano em que ela perde o primeiro filho, Joffrey (Jack Gleeson) e vê o irmão a quem ela credita a profecia, Tyrion, matar seu pai.

Gêmea de Jaime, ela nunca o considerou seu irmão mais novo, apesar de ter nascido primeiro, e seu ódio por Tyrion e amor por Jaime não permitiram que ela visse o amante como potencial realizador do assassinato previsto pela bruxa.

No primeiro episódio do novo ano, ela deixa a Bronn (Jerome Flynn) a missão de matar os dois irmãos caso eles sobrevivam no norte. Desde a quarta temporada a profecia não é mais mencionada, mas com o fim iminente da Rainha, a possibilidade de se concretizar é imensa.

Leia também: Rainha de Westeros? Seis razões que expõem o merecimento de Cersei Lannister

Jaime Lannister deve mesmo ser o assassino de Cersei. Mas mesmo que isso não ocorra, ele termina seu ciclo com uma das histórias mais complexas e bem desenvolvidas da série, o que é uma vitória por si só.

    Leia tudo sobre: game of thrones