Maestro e agora presidente da Funarte , Dante Mantovani também tem outra ocupação: youtuber. No canal Dante Mantovani, com mais de 6 mil inscritos, o novo integrante do governo costuma tirar dúvidas sobre música erudita, mas também aproveita para praticar um dos esportes favoritos do YouTube: compartilhar teorias da conspiração . O canal continua no ar, ao contrário dos perfis de Mantovani em outras redes sociais, que foram excluídos na semana passada, diante do anúncio de que ele assumiria a Funarte.

Presidente da Funarte Dante Mantovani
Reprodução/Youtube
Presidente da Funarte Dante Mantovani


Em um vídeo, por exemplo, o maestro, aluno do ideólogo de direita Olavo de Carvalho , endossa teorias de que agentes comunistas infiltrados na CIA foram responsáveis por distribuir LSD para jovens em Woodstock. O objetivo final, diz ele, seria destruir a família, vista como "base" do capitalismo.

"O rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto. A indústria do aborto por sua vez alimenta uma coisa muito mais pesada que é o satanismo. O próprio John Lenno n disse que fez um pacto com o diabo", afirma o youtuber.

Apesar da crença de que o rock leva ao satanismo, em vídeo de fevereiro de 2018 o youtuber disse acompanhar duas bandas do gênero: Metallica e Angra.

Leia também: Ofensa de diretor da Funarte a Fernanda Montenegro indigna classe artistíca

"Era uma banda brasileira que tinha grande preocupação com aspectos melódicos, tanto vocais quanto instrumentais, embora o ritmo fosse bastante frenético", avalia ele sobre o Angra.

Em outro vídeo, de dezembro de 2016, Mantovani critica o repertório musical da abertura das Olimpíadas do Rio e defende que "a verdadeira cultura" do Brasil é a música clássica de Heitor Villa-Lobos.

"Como apresentam numa abertura de Olimpiada aquelas aberrações sonoras que eu não tenho nem coragem de chamar de música!", reclama.

Agradecimentos a Olavo e curso online

Em 2013, Mantovani defendeu tese de doutorado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) com o título de "O ensaio como procedimento para construção de sentidos textuais". Nos agradecimentos, ele cita o ideólogo de direita Olavo de Carvalho, "cujas aulas, livros e artigos me resgataram de um mar de dúvidas que pareciam insolúveis e me propiciaram a clareza mental e a coragem necessárias para finalizar este trabalho".

Assim como o mentor, o maestro também oferece um curso online, o "Seminário de Música". Segundo o site do curso, o intuito é fornecer "vasta carga de conhecimentos musicais e dar-lhes uma formação superior, independente de instituições de ensino formal". Entre as disciplinas na grade, estão estão "Leitura de partituras", "técnicas de regência" e "Música e Marxismo". O valor para participar é de R$ 457.

Leia também: Ícones do gênero, Supla e Ultraje a Rigor embalam festival de Rock no Hopi Hari

Mantovani é ainda produtor do curta-metragem amador "Deus acima de todos", sobre a eleição de Jair Bolsonaro e a fé de seus seguidores. O filme narra em tons dramáticos a corrida presidencial com depoimentos de apoiadores do político — entre eles, nomes como a deputada Joice Hasselmann, agora um dos desafetos do presidente.

Procurado pelo Globo , Mantovani afirmou que estava indo para Brasília e que não poderia falar com a imprensa até quarta-feira, por recomendação do Secretário Especial de Cultura, Roberto Alvim.

A nomeação do maestro para a Funarte saiu junto com a de Rafael Nogueira para a Bilioteca Nacional, conforme havia antecipado O Globo . Mantovani aparece em fotos nas redes sociais com Nogueira durante o 3º Simpósio Nacional Conservador de Ribeirão Preto, realizado em outubro, e é igualmente fã de Olavo de Carvalho.

Leia também: Crimes famosos no Rio de Janeiro são tema de novas produções nacionais

Ele também faz parte da organização da Cúpula Conservadora das Américas — assim como Katiane de Fátima Gouvêa, nomeada na quarta-feira secretária do Audiovisual. Ainda é próximo de Camilo Calandreli, novo secretário de Fomento e Incentivo à Cultura , a quem já se referiu como "amigo-irmão".

Ele se mostrou alinhado com seu futuro chefe, ao compartilhar, no último domingo, uma notícia sobre uma discussão da qual o secretário participou. "Este é o tom com o qual se deve falar com esquerdistas e comuno-globalistas; aprendam a lição com o mestre Roberto Alvim!", escreveu.


    Leia tudo sobre: youtube

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!