Um dos diretores brasileiros mais celebrados no mundo, Fernando Meirelles passou os últimos anos afastado dos longas-metragens. O último filme que dirigiu por completo foi “360”, em 2011. Agora, porém, ele retorna em “The Two Popes”, que vai estrear no Festival de Toronto.

Divulgação/TIFF
"The Two Popes" integra o line-up do Festival de Toronto, que acontece em setembro

O festival anunciou o filme de Fernando Meirelles na última terça-feira (23), junto com outras 55 produções, incluindo o filme do Coringa de Joaquim Phoenix e o novo filme de Tom Hanks, “A Beautiful Day in The Neighborhood”.

Leia também: Com relevância contestada, Cannes ainda é vitrine essencial para cinema nacional

" The Two Popes ", produzido pela Netflix, fala sobre a relação entre o Papa Bento XVI (Hopkins), que renunciou ao papado em 2013, e foi subtituído pelo Papa Francisco (Pryce). 

Você viu?

Taika Waititi, elevado a fama mundial após dirigir “Thor: Ragnarok”, estreia uma sátira de Hitler no Festival de Toronto , “Jojo Rabbit”. O evento virou habitue dos grandes diretores, e muitos apostam em Toronto para estrear suas produções. Pablo Larraín, que brilhou no passado com “Jackie”, retorna com o drama chileno “Ema”, enquanto Drake Doremus exibe “Endings, Beginnings”. Rian Johnson, responsável por “Star Wars: os Últimos Jedi”, estreia a comédia “Knives Out” e Noah Baumbach apresenta “Marriage Story”.

Almodóvar, Bong Joon-ho,  Céline Sciamma e Robert Eggers levam também seus filmes, que estrearam mais cedo em Cannes. O festival é conhecido como um bom termômetro para o Oscar, e emplaca indicados anualmente. Sem um júri oficial, é o público que escolhe os vencedores. “Green Book” foi o vencedor de 2018, para logo depois ganhar o prêmio de Melhor Filme no Oscar.

Leia também: "Bacurau" vence Prêmio do Júri no Festival de Cannes

Fernando Meirelles pode voltar ao radar da academia. Ele é o único brasileiro a ser indicado como Melhor Diretor pelo seu trabalho em “Cidade de Deus”. O Festival de Toronto acontece entre 5 e 15 de setembro. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários