Um dos diretores brasileiros mais celebrados no mundo, Fernando Meirelles passou os últimos anos afastado dos longas-metragens. O último filme que dirigiu por completo foi “360”, em 2011. Agora, porém, ele retorna em “The Two Popes”, que vai estrear no Festival de Toronto.

cena de the two popes
Divulgação/TIFF
"The Two Popes" integra o line-up do Festival de Toronto, que acontece em setembro

O festival anunciou o filme de Fernando Meirelles na última terça-feira (23), junto com outras 55 produções, incluindo o filme do Coringa de Joaquim Phoenix e o novo filme de Tom Hanks, “A Beautiful Day in The Neighborhood”.

Leia também: Com relevância contestada, Cannes ainda é vitrine essencial para cinema nacional

" The Two Popes ", produzido pela Netflix, fala sobre a relação entre o Papa Bento XVI (Hopkins), que renunciou ao papado em 2013, e foi subtituído pelo Papa Francisco (Pryce). 

Taika Waititi, elevado a fama mundial após dirigir “Thor: Ragnarok”, estreia uma sátira de Hitler no Festival de Toronto , “Jojo Rabbit”. O evento virou habitue dos grandes diretores, e muitos apostam em Toronto para estrear suas produções. Pablo Larraín, que brilhou no passado com “Jackie”, retorna com o drama chileno “Ema”, enquanto Drake Doremus exibe “Endings, Beginnings”. Rian Johnson, responsável por “Star Wars: os Últimos Jedi”, estreia a comédia “Knives Out” e Noah Baumbach apresenta “Marriage Story”.

Almodóvar, Bong Joon-ho,  Céline Sciamma e Robert Eggers levam também seus filmes, que estrearam mais cedo em Cannes. O festival é conhecido como um bom termômetro para o Oscar, e emplaca indicados anualmente. Sem um júri oficial, é o público que escolhe os vencedores. “Green Book” foi o vencedor de 2018, para logo depois ganhar o prêmio de Melhor Filme no Oscar.

Leia também: "Bacurau" vence Prêmio do Júri no Festival de Cannes

Fernando Meirelles pode voltar ao radar da academia. Ele é o único brasileiro a ser indicado como Melhor Diretor pelo seu trabalho em “Cidade de Deus”. O Festival de Toronto acontece entre 5 e 15 de setembro. 

    Veja Também

      Mostrar mais