Formada em 2010, a banda One Direction era composta por cinco participantes do "The X Factor". Todos competiam solo até que, durante o programa, a cantora Nicole Scherzinger e o jurado Simon Cowell os uniram para concorrer como um grupo. Daí em diante foi só sucesso.
Leia também: Relembre cinco polêmicas do One Direction
Formada por Louis Tomlinson, Harry Styles, Liam Payne, Niall Horan e Zayn Malik, a boy band teve apenas uma baixa desde sua formação, a de Zayn, que anunciou sua saída em março de 2015. No ano de 2016, após uma onda de rumores, a assessoria do One Direction finalmente declarou que o grupo entraria em um hiato sem previsão de volta.
Leia também: Louis Tomlinson vê como "inevitável" retorno do One Direction
Após quase três anos sem os meninos, os admiradores do grupo estão fazendo a tag "Nove Anos de OD" subir nos rankings digitais, como Google Trends e Trending Topics do Twitter.
Sabendo que nesta terça-feira (23) completa-se nove anos da fundação do grupo musical, o iG Gente resolveu apurar aonde estão e o que estão os membros do grupo que abalou as estruturas de uma geração e do Hot100 da Billboard.
- Niall Horan
Após o anúncio da pausa da banda , Niall resolveu seguir carreira solo. Após alguns meses, ele lançou a canção This Town , que na Irlanda, seu país natal, alcançou o primeiro lugar nas paradas musicais. Em 2017, ele lançou seu primeiro álbum solo, intitulado "Flicker", foi número 1 nos Estados Unidos, Irlanda e Canadá. O disco penetrou tão bem no mercado fonográfico que acabou, posteriormente, recebendo um certificado de platina dupla na Irlanda e platina no Canadá, além de ouro na Austrália, no Reino Unido e na Suécia.
Atualmente, o cantor prepara um segundo álbum que, segundo especulações, pode contar com a participação de Shawn Mendes.
- Liam Payne
Em maio de 2017, Liam lançou o seu primeiro single a solo, Strip That Down . A faixa conta com a participação do rapper Quavo, do trio americano Migos. Em julho do mesmo ano, ele divulgou Get Low , single de Zedd em que participou.
Apesar da pouca penetração na indústria fonográfica, Liam persistiu e ainda em 2017 lançou canções como Beromm Floor e For You , trilha sonora de "50 Tons de Liberdade" que tem participação vocal da cantora Rita Ora. Sem muita projeção na música, o artista tem aproveitado seu tempo para protagonizar campanhas publicitárias.
- Harry Styles
De todos os integrantes da boy band, Harry provavelmente é o que teve/tem mais destaque após a pausa do grupo. Pouco tempo após o anuncio do hiato, a notícia de que Styles assinou com a gravadora Columbia Records voou pelo mundo. Segundo a declaração, o artista firmou um contrato de gravação de três álbuns solo, o qual só foi lançado em maio de 2017.
No mesmo ano, o cantor participou do longa-metragem "Dunkirk", onde deu vida a Alex, um soldado britânico. Apesar do esforço, seu álbum solo não repercutiu tanto quanto esperado. Após isso, o artista tornou-se uma personalidade pública, a qual é possível sempre encontrar em grandes eventos como premiações ou Met Gala.
Recentemente, Harry começou a ser cotado para dar vida ao Príncipe Eric na versão live-action do filme "A Pequena Sereia". Se o acordo for fechado, ele fará par com Halle Bailey, atriz reponsável por interpretar a protagonista.
- Louis Tomlinson
Em dezembro de 2016, Tomlinson lançou a música Just Hold On , um esforço colaborativo com o DJ americano Steve Aoki. A canção foi executada ao viva pela primeira vez na final do "The X Factor", programa que descobriu o artista. À época, Louis dedicou a música e a performance à sua falecida mãe. O single estreou e alcançou o segundo lugar no UK Singles Chart e alcançou o primeiro lugar na tabela de vendas da Billboard Dance.
Em julho de 2017, Tomlinson lançou o single Back to You , com Bebe Rexha, precedendo seu primeiro álbum de estúdio através de sua própria gravadora, Triple String. A música chegou na oitava posição do UK Singles Chart e ao número 40 no Billboard Hot 100.
Em 2018 ele se tornou o mais novo jurado do "The X Factor" ao lado de Robbie Williams, Simon Cowell e Ayda Field.
- Menção honrosa: Zayn Malik
Antes mesmo de 2016, em 2015, o grupo perdeu um integrante: Zayn. Os rumores da saída do artista começaram após ele ser fotografado entrando em um estúdio, em Londres. Em julho de 2015, o cantor assinou com a RCA Record e deu uma declaração oficial sobre o assunto.
Em Janeiro de 2016, o Zayn foi a capa da versão norte-americana da Billboard . No artigo publicado na revista, Malik revelou que estava finalmente compondo músicas de que gostava.
Pillowtalk , o primeiro single de "Mind of Mine", foi lançado no fim de Janeiro de 2016, o sucesso foi tanto que, logo em sua primeira semana, o single tornou-se um marco: foi a primeira vez que um artista masculino britânico estreou na primeira posição da tabela musical norte-americana Billboard Hot 100.
O disco foi um sucesso comercial mundial, marcando a primeira vez que uma obra musical liderou as tabelas musicais da iTunes Store em mais de 70 países, e ainda as tabelas musicais de 83 países 24 horas após o seu lançamento.
Leia também: Qual integrante do One Direction se deu melhor em carreira solo?
Em 2018 o ex-integrante do One Direction lançou seu segundo álbum de estúdio intitulado de "Icarus Falls". No mesmo ano ele fez uma aparição no blockbuster "Oito Mulheres e Um Segredo".