Na última sexta-feira (7), Adriana Calcanhotto lançou seu mais novo disco, “Margem”. Fechando uma trilogia de álbuns sobre o mar, que começou em 1998 com “Maritmo”. Em entrevista ao iG Gente , a cantora fala sobre como foi a produção do álbum.

Adriana Calcanhotto finaliza trilogia sobre o mar
Divulgação
Adriana Calcanhotto finaliza trilogia sobre o mar

Em uma conversa leve e repleta de momentos engraçados, Adriana Calcanhotto conta que foi durante a gravação de “Maré”, o segundo álbum da trilogia lançado em 2008, que surgiu a ideia para gravar o seu mais recente disco. “Foi na finalização do ‘Maré’ e durante o lançamento, quando ele de fato nasceu pro mundo, que começou a brotar o ' Margem ', e foi quando inclusive veio o nome. Vindo o nome, veio o disco”, conta.

Natural do Rio Grande do Sul, o vínculo com o mar ficou ainda mais nítido quando ela se mudou para o Rio de Janeiro e passou por diversos bairros da cidade, sempre tendo a natureza como uma extensão da sua casa. “Morei em vários bairros do Rio de Janeiro e quando eu voltei do Jardim Botânico, que é um bairro na mata, para Ipanema, que tinha o mar logo ali, alguma coisa modificou em mim, pra pensar no primeiro disco”, relembra.

 “Maré” nasceu em 2008 e foi ao perceber que tinha repertório para um segundo álbum, que decidiu transformar esse projeto sobre o mar em uma trilogia: “Eu pensei que de alguma maneira esse assunto não se esgota. Então eu fiz o segundo e estabeleci que fosse uma trilogia”.

Leia também: Vem R9! Rihanna promete novo álbum com muito reggae

Adriana Calcanhotto revela que trabalhou durante 11 anos em seu novo disco
Divulgação
Adriana Calcanhotto revela que trabalhou durante 11 anos em seu novo disco

A produção do terceiro álbum da trilogia durou 11 anos, mas engana-se quem pensa que Adriana ficou trabalhando apenas nesse projeto. “Fiz todo o lançamento do ‘Maré’, toda turnê, fiz ‘O Micróbio do Samba’, fiz discos ao vivo, dei aula em Coimbra, fiz de tudo um pouco, mas sempre com o ‘Margem’ em paralelo com todas essas coisas”, explica.

A cantora também confessa que trabalhar dessa forma em um disco é um baita privilegio e revela que esse é um disco de camadas: “Pegava um pouquinho, trabalhava nas canções, deixava de cantar, ia e voltava várias vezes, e isso é uma coisa luxuosa de ter. Um conjunto de canções que você pode ir depurando, decantando e nesse nível de tempo. Acho que é por isso que ele tem só nove faixas, é bem enxuto. Porque na verdade ele tem camadas e camadas de tempo”.

Quando questionada sobre sua afinidade com o mar, Adriana revela que realmente tem algo bem forte e que decidiu fazer esses discos depois de pensar muito sobre o assunto e “sobre o estado dos oceanos pelo mundo”.

Leia também: Você notou? 5 detalhes importantes do novo álbum de Tiago Iorc

As músicas

Capa do álbum
Reprodução/Instagram
Capa do álbum "Margem"

A primeira música leva o mesmo nome do disco e trata sobre autoconhecimento e como as pessoas se enxergam. A cantora revela que pensou nessa música “exatamente pelas questões de identidade”. “A gente tá muito acostumado a responder o ‘Quem sou eu?’ com coisas externas, como a profissão, com o nome, filiação, mas lá no fundo quando você vai descascando isso, qual é a resposta?”, argumenta. Quando questionada sobre ‘quem é Adriana Calcanhotto’, em meio a risadas ela fala que “ouvindo ‘Margem’ talvez tenha alguma pista”.

Você viu?

A sexta faixa do disco, O Príncipe do Mar, trata sobre como o mar é o céu e o castelo e a compositora explica que a música trata de um “surfista, que tá ali flanando sobre as ondas, coisa e tal, que dá uma ideia muito relaxada, mas é um negócio vigoroso, perigoso e cheio de adrenalina”.

Escrita por Péricles Cavalcante, essa era uma das canções destinadas ao álbum “Maré”, mas Adriana confessa que durante a gravação do segundo disco não ficou “muito contente” com o resultado final da música. “Eu acho que a canção é tão sutil, tão cheia de delicadezas, de imagem, que eu achei que minha gravação não estava legal”, explica o porquê de a música ter ficado de fora do segundo disco.

Preparação para o projeto

Adriana Calcanhotto revela que se sentiu privilegiada de ter feito o álbum no seu tempo
Divulgação

Adriana Calcanhotto revela que se sentiu privilegiada de ter feito o álbum no seu tempo

Adriana revela que se sentiu muito privilegiada de ter feito o álbum no seu tempo e confessa que essa foi a primeira vez que ficou tanto tempo trabalhando em um projeto. “Como eu tive esse privilegio de não ter compromisso com isso, nem prazos, nem pressão, expectativa e nem nada dessas coisas, eu tirei proveito disso. É a primeira vez que me acontece de trabalhar nesse time e ao mesmo tempo fazer tanta coisa”, conta.

A cantora acredita que a sensação de dever cumprido tenha sido pela forma que ela realizou esse trabalho, além de ter a sensação de que seu disco passa a mensagem que deveria passar: “Tenho uma impressão que ele diz o que ele queria dizer. Não tem nada além, nada a mais. Enxuto mesmo. É um tipo de sensação que eu sempre persegui, mas eu vi que pra chegar nisso precisa de tempo”.

Com nove faixas, Calcanhotto acredita que diferente de “Maritmo” e “Maré”, o novo disco “já tinha um desenho mais definido” do que os outros dois. Ela também explica que isso só foi possível, pois houve um trabalho de anos: “Porque trabalhar tanto em muito tempo, fez com que eu chegasse ao estúdio só realizando ideias que eu já tinha”.

O lançamento desse álbum veio depois de muitos pedidos que ela recebeu durante outras turnês. “Eu fiquei vendo durante a turnê ‘A Mulher do Pau Brasil’ que era o pedido das pessoas que eu lançasse um disco de estúdio. Eram muitos pedidos e isso me ajudou a lançar. Então eu acho que estou atendendo o pedido dessas pessoas”.

Leia também: Em novo álbum, Projota relembra primeiro carro: “Tive que cantar 10 anos"

“Sou eu assim sem você”

Adriana Calcanhotto revela motivo de ter regravado música de Claudinho e Bochecha
Divulgação
Adriana Calcanhotto revela motivo de ter regravado música de Claudinho e Bochecha

Todo mundo já ouviu a regravação da música de Claudinho e Bochecha na voz de Adriana. Quando questionada se faria novamente, ela não descartou a ideia, mas revelou o motivo que a levou para fazer a regravação: “Faria pelo motivo que fiz, que foi porque eu me apaixonei pela canção. Me apaixonei completamente, não conseguia parar de ouvir”.

A regravação do funk de Claudinho e Bochecha foi feita para um disco destinado às crianças. Adriana confessa que não pode deixar de cantar essa música em nenhuma apresentação e cita Portugal como exemplo: “Não posso ir a Portugal e não cantar essa música. Os idosos gostam, as crianças gostam, todo mundo gosta”.

Próximos projetos

Adriana Calcanhotto não dispensa ideia de fazer novos projetos sobre o mar
Divulgação
Adriana Calcanhotto não dispensa ideia de fazer novos projetos sobre o mar

Mesmo finalizando a trilogia sobre o mar que começou há 21 anos, Adriana Calcanhotto não descarta a possibilidade de voltar a esse tema, mas também não pensa em se aventurar em mais uma trilogia. “Terminar a trilogia não impede que eu volte a falar desse tema. Eu não descarto a possibilidade de voltar ao tema do mar, mas fazer outra trilogia acho que não dá mais tempo”, explica. Adriana sai em turnê com novo álbum em agosto e vai passar por diversas cidades brasileiras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!