O cineasta grego Yorgos Lanthimos é daqueles que tem um ponto de vista muito forte e uma direção operística algo perversa com seus personagens. Quem viu "O Lagosta" (2015) e "O Sacrifício do Cervo Sagrado" (2017) sabe que sua incursão pela corte inglesa do século XVIII não seria trivial. "A Favorita" confirma as suspeitas dos experimentados e se viabiliza como uma sátira política inventiva, totalmente focada em personagens femininas e nos jogos de poder que se enclausuram nos bastidores.

A Favorita concorre a dez estatuetas do Oscar em 24 de fevereiro
Divulgação
A Favorita concorre a dez estatuetas do Oscar em 24 de fevereiro

Com uma inspirada trinca de atrizes, todas merecidamente lembradas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, "A Favorita" é um filme de época diferente de todos aqueles que contruíram o imaginário popular a respeito.

Leia também: "A Favorita" satiriza jogos de poder na Inglaterra do século XVIII

Com personagens indiscretos e famintos, o longa flagra o ser humano no seu pior e tem o despudor de rir disso e convidar sua audiência a se divertir com a própria tragédia (grega?). O roteiro e os diálogos são um primor, bem como toda a parte técnica - devidamente ornada pelas indicações - e favorecem um filme que pode causar estranheza para olhos viciados, mas que ganha pontos por essa insubordinação artística.

Você viu?

Dois jogos diferentes

undefined
Divulgação

Cenas de A Favorita

Sara Churchill (Rachel Weisz) é a conselheira da rainha Ana ( Olivia Colman ), uma mulher insegura, arredia e carente que não parece capacitada para comandar o país - que está em guerra contra a França. Sara, valendo-se de estratégias palacianas e de alcova, dita os rumos do país e do confronto, mas vê sua posição privilegiada ameaçada com a chegada de Abigail (Emma Stone), uma prima distante com um talento imenso para a dissimulação e que percebe que cair nas graças da rainha pode ser um bom negócio.

A grande beleza do filme é mostrar esse conflito entre as duas pelo favoritismo da rainha e como ele reflete diretamente tanto na posição dessas mulheres na corte, como nos rumos da Inglaterra e da guerra. Yorgos Lanthimos não se apieda de suas personagens, tampouco de seu público que precisa ou embarcar em sua sintonia, ou tolerá-la. Recomenda-se aderir a essa lisergia narrativa.

O longa venceu sete prêmios Bafta, ofertados pela Aacdemia britânica de cinema, dois no festival de Veneza e teve presença de gala em premiações como o Critic´s Choice Awards e o Globo de Ouro.

Leia também: Yorgos Lanthimos expõe ferocidade da ambição com sexo e intrigas em "A Favorita

Por que Ganhar?

  • É o candidato britânico da temporada e a Academia adora passar recibo para os ingleses. Ou alguém já se esqueceu dos triunfos exagerados de "O Discurso do Rei" ou "Carruagens de Fogo"?
  • É uma produção inteiramente focada em personagens femininas como raramente se vê no Oscar. Em uma era de #MeToo e Time´s Up, tudo parece bom demais para ser verdade
  • Tem as três atrizes indicadas nas categorias de atuação e o colegiado de atores é o maior da Academia. Esse apoio pode ser decisivo em um ano tão indefinido como o vigente
  • É uma comédia e já faz muito tempo que a Academia não se rende a uma. Mais precisamente desde 1999, quando "Shakespeare Apaixonado" triunfou
  • Ostenta indicações em Montagem, Direção e Roteiro, categorias-chave para uma candidatura sólida a Melhor Filme do ano. Apenas "Vice" o acompanha nesse triunvirato

Por que Não Ganhar?

  • É uma comédia e o Oscar, de maneira geral, é resistente a consagrar o gênero em sua principal categoria
  • O longa não ganhou nenhum prêmio de melhor filme na temporada e isso nitidamente mina suas chances no Oscar
  • Apresenta um humor sofisticado demais e uma sátira com mais suitlezas do que o gosto médio é capaz de apreciar
  • Não figurou entre os indicados a melhor elenco no prêmio do sindicato dos atores. Apenas duas vezes produções com essa omissão triunfaram no Oscar. "Coração Valente", em 1996, e "A Forma da Água", em 2018
  • Assim como "Nasce uma Estrela" , já viveu seu ápice na temporada e hoje se encontra em uma curva descendente

"A Favorita" concorre a dez estatuetas. Além de disputar o prêmio principal da noite, compete nas categorias de Direção (Yorgos Lanthimos), Atriz (Olivia Colman), Atriz Coadjuvante (Emma Stone e Rachel Weisz), Roteiro Original, Montagem, Figurino, Direção de Arte e Fotografia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!