O rock'n'roll é um dos gêneros mais aclamados pelos amantes da música. Contudo, poucos sabem que esse queridinho que revolucionou o século XX, surgiu de um longo processo. Em meio a tantas evoluções e novos formatos, algumas definições tomaram conta do cenário envolvendo o rock, entre elas está a questão do rock raiz vs rock nutella.

Leia também:Rock in Rio 2019 anuncia datas do festival e início das vendas antecipadas

Apesar de ser uma brincadeira, quando relacionada ao rock, as comparações entre Raiz vs Nutella podem ser muito mais complexas do que pensamos
Reprodução
Apesar de ser uma brincadeira, quando relacionada ao rock, as comparações entre Raiz vs Nutella podem ser muito mais complexas do que pensamos

Mas o que seria rock raiz vs rock nutella ? Bom, para explicarmos este conceito, devemos entender primeiro o que classifica algo raiz ou algo nutella. Pode-se dizer que raiz está relacionado a essência, ou seja, o que é tradicional ou à maneira antiga. Algo que seja renomado e uma marca registrada.

Leia também:O rock não morreu, mas também já não é mais o mesmo

Já a versão nutella representa o moderno, classificada como uma opção mais ‘noob’, que basicamente contraria as características marcantes do raiz. As comparações que tomaram conta das redes sociais ganharam tanta repercussão que virou praticamente parte do vocabulário de muitas pessoas.

Apesar de ser uma brincadeira, quando relacionada ao rock'n'roll , o assunto pode ser muito mais complexo. Se você pensa que o “Raiz vs Nutella” pode ser somente uma comparação, está muito enganado. Antes de pensamos no atual contexto, devemos fuçar a história lá atrás.

Rock'n'roll clássico são bandas raiz?

AC/DC é  umas das bandas que automaticamente associa-se a ideia de rock raiz. banda australiana de rock formada em Sydney,em 1973
Reprodução
AC/DC é umas das bandas que automaticamente associa-se a ideia de rock raiz. banda australiana de rock formada em Sydney,em 1973

Quando se falam em bandas raízes, automaticamente associa-se a ideia de que bandas de rock clássico, das mais antigas, se encaixam perfeitamente no contexto. Assim sendo, nomes como Cream, Led Zeppelin, AC/DC, Deep Purple, Black Sabbath, The Who, ZZ Top, Janis Joplin, Creedence Clearwater Revival, Rolling Stones e Beatles, são exemplos dignos da expressão.

De fato, é um tanto quanto polêmico e desafiador conseguirmos determinar bandas com características nutella. Há quem diga que bandas mais novas, que fogem um pouco do gênero musical e tem influências e sons mesclados com outros estilos podem se enquadrar no termo. No entanto, não podemos deixar de lembrar que dentro do cenário underground há muito coisa nova e boa.

Dizer se alguma banda é nutella ou não é algo muito mais complexo do que uma comparação, porque às vezes ela pode não se encaixar no rock'n'roll mais clássico, mas pode fazer parte de um subgênero diferente. Fugir dos padrões do rock e ter uma mistura inusitada pode simplesmente ser algo inovador.

O início do rock raiz

Jerry Lee Lewis é  um cantor, compositor e pianista norte-americano de rock and roll, considerado um dos pioneiros do gênero
Reprodução
Jerry Lee Lewis é um cantor, compositor e pianista norte-americano de rock and roll, considerado um dos pioneiros do gênero

Se raiz forem os primórdios do rock, há vários tipos de interpretações de rock raiz pelo mundo. Por exemplo, no rock dos anos 80, o rockabilly era o mais raiz. Já, no rockabilly dos anos 50, o Rhythm and blues era o mais forte.

Mas o que muitos não sabem, é que o blues foi considerado o pai do rock, por ter nascido primeiro, entre as décadas 30 e 40. Porém, naquela época havia muita distorção, foi um longo processo até começar a se criar uma identidade.

undefined
Reprodução

Elvis Presley é conhecido com o título de Rei do Rock, , também foi um dos pioneiros do rock and roll e do rockabilly

Como prova disso temos Jerry Lee Lewis, considerado um dos pioneiros do gênero musical, que tinha um estilo muito mais rock'n'roll na questão de atitude. A diferença dos outros artistas relacionado ao rock, era que suas canções giravam em torno do piano, com um som mais voltado para boogie e rockabilly.

Já Elvis Presley, considerado o rei do rock, era totalmente diferente de muitos e não tinha distorção em seus sons. No entanto, muitas de suas produções eram mais focadas em passar uma imagem comercial. Apesar de terem pontos diferentes, esses artistas podem ser classificados dentro do estilo raiz mais puro.

Parte desde contexto está presente no livro “As Raízes do Rock”, do jornalista francês Florent Mazzoleni. A obra se detém tanto sobre as origens musicais do rock, como contextualiza o cenário social e político em que ele foi se desenvolvendo.

Você viu?

De fato o conceito de rock muda conforme o passar do tempo e grande parte desse cenário está relacionado a evolução da tecnologia. Com o desenvolvimento das guitarras, dos amplificadores e distorções, novos sons mais "agressivos" começaram a surgir no mercado, se distanciando do blues, rockabilly e jazz do passado.

Leia também: Avril Lavigne está de volta! O que esperar do novo álbum da cantora?

A evolução do Rock

John lennon e Elvis  Presley são dois dos grandes músicos que marcaram a história do rock'n'roll
Getty Images
John lennon e Elvis Presley são dois dos grandes músicos que marcaram a história do rock'n'roll

Há quem diga que o rock morreu. Há quem diga que ele apenas está adormecido. Mas para muitos, na verdade, ele nunca deixou de ser o gênero musical mais aclamado e quente de todos os tempos. Para Marcelo Nova, vocalista da banda Camisa de Vênus há mais de 30 anos, o rock, infelizmente, teve retrocesso no mundo. “As pessoas hoje ouvem música em um computador com duas caixinhas de merda. As músicas viraram fundo de bate-papo”.

O músico ainda chegou a comentar que vê muitas musicas hoje “vazias, ocas, e despersonalizadas”. O roqueiro também ressalta que não gosta como a indústria musical comanda o mercado atualmente e que por esse motivo comando todos os seus discos desde 2003. “Não senti nenhuma falta da indústria em um sentido amplo. Ter autonomia é algo muito bom, é preciso ter coragem e ser bom no que faz”.

O músico que está no mundo do rock’n’roll desde os anos 1980, conta que houve muitas mudanças impactantes desde o início de sua carreira, mas ressalta que o ponto principal foi na década de 50. “Elas aconteceram muitas antes dos anos 80, o surgimento do rock foi impactante nos anos 50, quando eu ainda era bebê”.

“Depois tivemos [outra mudança] nos anos 60 com os Beatles e depois ainda teve o punk rock [...] Dos anos 90 pra cá muita coisa começou a decair em termos de intensidade e a indústria descobriu que é muito mais fácil produzir um cantor de rap que não precisa de banda”, continuou Marcelo.

Considerado um dos pioneiros do gênero musical no Brasil, Marcelo lamente pelos novos formatos de músicas que investiram nos últimos anos por não ter os gastos que uma banda de rock tinha. "Ficou mais barato produzir artistas, isso é apenas um detalhe comercial e nada tem a ver com a qualidade da música”.

Leia também: Maiores que a vida, "AC/DC" e "QUEEN" impactam realidade de suas bandas covers

Existe rock nutella?

É um tanto quando polêmico e desafiador conseguirmos determinar bandas com características nutella
Reprodução
É um tanto quando polêmico e desafiador conseguirmos determinar bandas com características nutella

Justificar um rock nutella ou não é um tanto quando delicado. Há pessoas que usam a vestimenta como característica. Outras utilizam os riffs de guitarra de uma música. O fato é que a presença ou ausência desses fatores não são o suficiente para afirmar o estilo que uma música tem.

Provavelmente se está pessoa estiver se baseando na atitude e apelo visual do rock dos anos 80, ou seja, cabelo grande, jeans, allstar, fuga dos padrões da sociedade, entre outros, ela pode até ter uma boa contextualização, mas apesar desse ponto ser importante para a história da música, os tempos eram outros.

O rock'n'roll sofreu represálias pelo comportamento e diante disso hoje vemos pessoas que amam o gênero musical e necessariamente não se vestem com características de roqueiros. Não é necessário ter o cabelo ou traços que denominem o estilo de música que você ouve no Spotfy.
Há muitas bandas nos dias de hoje que fazem um baita som, que se encaixam perfeitamente no rock, inclusive com influências diferentes do que costumávamos ver. A diferença é que eles não possuem tanto o estilo dos roqueiros oitentista.

Ao ser questionado sobre o termo rock nutella, o vocalista do Camisa de Venus afirma que não reconhece o efeito dentro do gênero musical. “Eu não tenho a menor ideia do que é rock nutella. Agora raiz pra mim é a fonte da árvore da criação, se for isso é o que me interessa”.

Mesmo com tantas mudanças no mundo da música nos últimos anos, o cantor ressalta que para ele os nutelas devem estar produzindo coisas novas. “Deve e certamente existem coisas boas feitas atualmente, mas é claro que a quantidade antes era muito maior e agora se reduziu muito. Acredito que ainda tenha uma molecada de 20 e poucos anos fazendo coisa interessante em alguma garage por aí”.

Mesmo sem saber se é possível haver essa classificação, Marcelo Nova ainda revela quais bandas para ele são consideradas raiz, destacando três nomes que fizeram a diferença em sua vida: Jimi hendrix, The Sonics e Raulzito e os Panteras.

Assim sendo, o mais importante é saber que sempre há dois lados, então dentro desse conflito rock raiz vs rock nutella vai ter sempre quem ache um específico tipo de som bom e quem ache que o mesmo passou dos limites, a ponto de perder a identidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!