De acordo com informações de Ancelmo Góis, do jornal O Globo , o cartunista brasileiro Ziraldo, com 85 anos, está internado em estado grave no Centro de Terapia Intensiva (CTI), do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, no Rio de Janeiro, após sofrer um AVC hemorrágico.
Leia também: Referência da cultura brasileira, Ziraldo completa 85 anos
Criado de obras clássicas como "Turma do Pererê" (1959), "Flicts" (1969), " O Menino Maluquinho " (1980) e "O Bichinho da Maçã" (1982), Ziraldo , em 2013, sofreu um infarto leve em Frankfurt, na Alemanha, e foi submetido a um cateterismo. Já ano seguinte, foi internado novamente para exames após passar mal.
Leia também: lube de leitura por assinatura é o novo atrativo para apaixonados por livros
Ziraldo é referência!
Considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos, o cartunista teve um papel muito importante na comunicação do país, sendo um dos fundadores do jonal O Pasquim , no fim da década de 60, onde a publicação era oposição ao regime militar (1964 - 1985), e por sua participação chegou a ser preso político, um dia após a promulgação do AI-5.
Em 2017, ao completar 85 anos, o cartunista recebeu um selo comemorativo na editora Melhoramento, parceria de 37 anos responsável por publicar as histórias do autor. O documentário “A Casa de Ziraldo”, dirigido por sua filha Daniela Thomas, mostra a sua trajetória com afeto e acesso ao acervo pessoal do mestre.
Leia também: "Os Criadores de Coincidências" mostra caminho para a auto-verdade
Formado bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, de Belo Horizonte, Ziraldo Alves Pinto enveredou desde cedo por atividades que exploravam a criatividade, talento revelado já na infância através de seus desenhos.
Nascido na cidade mineira de Caratinga, em outubro de 1932, Ziraldo é primogênito de sete irmãos, que foi batizado com a junção dos nomes dos pais, a costureira Zizinha Alves Pinto e o guarda-livros Geraldo Alves Moreira Pinto, sempre teve o incentivo da família para explorar seu talento. Tanto que, com apenas 6 anos, publicou seu primeiro desenho no jornal A Folha de Minas .