“Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”. A frase célebre de Glauber Rocha segue dando frutos no Brasil e um deles merece ser descoberto por cinéfilos e entusiastas da ficção científica e está acessível no YouTube. Trata-se da websérie de antologia “Alameda Lacuna”, inspirada por produções como “Twilight Zone” e “Black Mirror” com cada episódio apresentando uma história com reviravoltas e elementos fantásticos.

Leia também: "mãe!" resgata paradigma do cinema como moderador do debate social

Direção de arte estilizada e direção aguda são marcas da websérie
Divulgação
Direção de arte estilizada e direção aguda são marcas da websérie

A segunda temporada de “Alameda Lacuna” estreou em 4 de outubro e os episódios são disponibilizados sempre às quartas-feiras na faixa das 20h.

Leia também: Família amaldiçoada tenta reverter má sorte com assalto em “Logan Lucky”

“É muito clichê falar isso, mas a principal diferença nessa segunda temporada é que ela é mais madura. As histórias são um pouco mais complexas, abordam temas mais complicados e também de forma mais grandiosa, mas ainda mantendo aquele estilo bizarro e até um pouco cômico da primeira”, observa Lucas Nascimento criador da série ao lado de Martha Assunção . O projeto é completamente independente e financiado pelos dois que resolveram apostar em uma produção de novos curtas-metragens após uma "brincadeira" de final de semana onde gravaram o primeiro episódio inteiro com amigos da faculdade Cásper Líbero em São Paulo.

Você viu?

undefined
Divulgação

Lucas Nascimento dirige um dos episódios de Alameda Lacuna

A série surpreende quem espera algo amador. Texto e direção são pensados no sentido de otimizar os recursos escassos e “Alameda Lacuna” cativa pelo acabamento bem-feito e que transparece a paixão de todos os envolvidos pelo cinema.

Leia também: Brasileiras tratam sexo com liberdade em duas webséries imperdíveis

Para além da experimentação estética, a série denota as muitas influências de uma turma que consome cultura pop assiduamente. O primeiro episódio do novo ano, por exemplo, “Loveware”, indicado aos prêmios de direção e atriz em ação no Rio WebFest, festival dedicado a produções para internet e que traz competidores de todo o mundo, entrega o apreço de Lucas Nascimento, roteirista e diretor do episódio, por “Westworld”, série da HBO. De quebra, o episódio perpassa um tema caro à contemporaneidade que é o abuso nas relações amorosas.

Leia também: Tragicomédia: A era de Donald Trump por meio de dez charges

Robert Rodriguez e John Carpenter vêm à cabeça quando assistimos “A Pior Noite do Mundo”, segundo tomo do novo ano, que flagra um homem à procura de uma prostituta desaparecida.

O episódio de estreia do 2º  ano da série,
Divulgação
O episódio de estreia do 2º ano da série, "Loveware", concorre em um festival que premia conteúdo voltado para a internet

Narrativamente econômicos, como os curtas devem ser, os episódios deixam transparecer que integram um projeto em construção. Mas é nítida a evolução em relação ao primeiro ano. As escolhas visuais, da edição à direção de arte, denotam uma sofisticação que pareia com a ambição de quem vê em “Alameda Lacuna” apenas um ponto de partida.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!