Tamanho do texto

Evento aconteceu de 24 de agosto a 1º de setembro no Pará. A Feira teve a presença de Conceição Evaristo, mesas sobre cultura e meio ambiente

Quando fui convidada a participar da Feira literária Pan-Amazônica  , no estado do Pará, fiquei muito feliz e lisonjeada. Seria a primeira vez que iria para o Norte do meu País e ainda por cima para uma feira que aconteceria repleta de mesas em prol da discussão social e ambiental da Amazônia  .

Leia também: O que o ano sabático do jornalista Patrick Santos pode nos ensinar?

Mesa com a jornalista Cristina Serra com mediação de Elisa Dinis arrow-options
Divulgação
Mesa com a jornalista Cristina Serra com mediação de Elisa Dinis

Leia também: Projeto leva roda de leituras para 17 penitenciárias

E digo social porque é engraçado como muitas vezes a gente se esquece que uma tragédia ambiental  , como o rompimento das barragens e as queimadas, não traz consequências apenas ao ecossistema (o que já é uma catástrofe por si só), mas também toda uma questão social envolvida. A gente esquece que pessoas moram próximo daqueles locais afetados.

Durante a mesa “Jornalismo ambiental em tempos de retrocesso”, que participei junto à jornalista e escritora Cristina Serra  , uma mulher se levantou e fortemente defendeu seu quilombo, explanando tudo que estavam passando. Foi forte para mim ouvir aquilo tão de perto e, pela primeira vez, pude ter uma consciência maior sobre o quanto socialmente eles são afetados por essas catástrofes  .

A Feira toda tem uma atmosfera diferente de tudo que já presenciei quanto profissional do livro. É quase uma aura de luta, sabem? De resistência, debates sociais, ambientais, presenças fortes. É ativismo puro.

Leia também: Destaque na Flip, Conceição Evaristo reafirma importância da coletividade negra

Conceição Evaristo esteve na Pan-Amazônica arrow-options
ALEX RIBEIRO
Conceição Evaristo esteve na Pan-Amazônica

A feira ainda contou com presenças extremamente importantes como a escritora Conceição Evaristo , que sabiamente traz a questão de classe e da mulher em seus textos. E também, só a sua presença já traz consigo um silêncio de admiração.

Teve temas como “Mulheres afroamazônicas, empoderamento e luta por espaços políticos”, com auditório lotado com mulheres ativas e ávidas por conquistarem seu espaço. A mulher, aliás, foi o centro de várias mesas – e que bom que foi assim.

E ainda trouxe a participação internacional da autora franco guianesa Myrtô Ribal-Rilos  , que com a sua obra Pierra traz à luz a transmissão dos saberes em sociedades amazônicas e Grande Caribe.

Teve também dança típica que eu só conhecia pela novela, teve espetáculo teatral, contação de histórias e shows regionais. Uma feira realmente das multivozes.

Que feira, senhores, que feira! Saí de lá submersa naquela atmosfera de luta, transformada por tudo que vi e ouvi. Os frequentadores buscavam por conteúdo, mantendo todas as atrações lotadas e bem participativas.

Como é fantástico poder ter tido essa experiência! Sou grata e feliz por tudo que o livro ainda me proporciona. São feiras como a Pan-Amazônica que me fazem acreditar na transformação que a literatura pode proporcionar.