2020 chegou e para começarmos com o pé direito vamos fazer uma lista dos desejos! Sim, ter metas para não as cumprir é algo essencial para todo começo de ano. Mas espero que se inspire e tente cumprir algumas das dicas!

Leia também: Autora explica como funciona o direito animal em casos de separação e divórcio

Livros nacionais estão com 15% de desconto na Amazon
shutterstock
Livros nacionais estão com 15% de desconto na Amazon


  • Visite uma feira literária (Sem ser a Bienal)

Nada contra a Bienal do Livro, muito pelo contrário, a considero a mais importante e diversa feira que temos, mas a proposta é que você visite uma feira mais intimista, com uma proposta diferente, como a FliPoços (em Poços de Caldas/MG), a Feira do Livro de POA (em Porto Alegre/RS), a Pan-Amazônica (em Belém/PA) e tantas outras. Essas feiras trazem debates muito importantes e tem um caráter muito mais acessível. 

FliPoços 2019
Arquivo pessoal
FliPoços 2019


  • Leia um gênero que você não goste

Leia também: Autora Lívia Marques escreve sobre o Dia da Consciência Negra

Esse é o desafio mais difícil para mim. Sou viciada em romance policial e biografias e ler outro gênero se torna maçante! Mas precisamos nos permitir. Muitas vezes não lemos algo diferente simplesmente por preconceito ao tema ou associamos a algum filme e pronto: Não queremos mais ler tal gênero. Eu, por exemplo, não curto ficção cientifica, então me comprometo a ler um do gênero e postar resenha aqui na coluna! Podem me cobrar.

  • Doe livros

Doar é um hábito que pratico há décadas e adoro. Até brinco que se deixar eu doo até minha mãe rsrsrs.  Mas para quem não está habituado pode ser algo difícil, pois desapegar de algo não é fácil. Comece doando livros mais antigos, ou que não gostou muito da leitura e vá ampliando, até conseguir se desapegar de coleções. Se não sabe como agir, existem organizações que recebem livros e os dão o devido destino. Em São Paulo e no Rio de Janeiro posso citar o projeto Leitura no Vagão, que executa ações de doações de livros em vagões de trens e metrôs da cidade.

Ah! Doe roupas, calçados e objetos também (inclusive meias, algo que pouco se tem a prática de doar). Tem muita gente precisando!

  • Leia!

Você não precisa ser uma máquina da leitura e ler um livro por semana, mas comece a ler. Ler é muito prazeroso, além de te ajudar a não escrever errado e ampliar seu vocabulário. 

Ler é, como todo verbo, uma ação. Portanto, trata-se de uma prática. Se habitue a leitura começando a ler um livro por mês e tente ampliar conforme sua disponibilidade para a leitura.

Bazar Papo de Sofá 2019
Arquivo pessoal
Bazar Papo de Sofá 2019



  • Presenteie com livro

Livro é presente, sabia? Poucas pessoas enxergam isso e são super-resistentes em presentear alguém com um livro. Sempre que faço algum bazar (tenho uma agência literária) eu levo os livros e todos me olham como se eu estivesse vendendo drogas. Chega a ser bizarro. 

Leia também: "Baal" é o novo livro de Betty Milan

  • A Pilha de livros!

Gente, vamos zerar nossas pilhas de livros? Parece uma missão impossível, e é! Boa sorte para nós que compramos mais livros do que conseguimos ler! 

Para sugestões e pautas: colunaquartacapa@gmail.com

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!