Desde os 14 anos, João Castelo começou a empreender e buscar o sucesso no mundo dos negócios. Hoje, com 25 anos , ele é sócio de 91 empresas e ajuda pessoas que desejam ingressar no mercado. Com toda sua experiência, o empreendedor lista cinco estratégias para o empreendedorismo musical.
Na primeira dica, ele diz sobre o primeiro passo. “O empresário da música precisa entender que a evolução nunca é em linha reta e é preciso estar disposto a passar por maus bocados e correr grandes riscos”, diz ele.
João Castelo , na segunda dica, comenta sobre a relação de empresário e artistas; “É preciso se dedicar 24h por dia para a carreira do artista dar certo e estar com ele nas horas boas e ruins. O empreendedor musical precisa ter o espírito de mão na massa”, pondera João .
Como dica três, João Castelo fala sobre a visão de mercado e diz. “O empreendedor precisa conhecer muito bem o mercado em que está atuando, entender como ele funciona, qual o público consumidor, os eventos nesse circuito, os artistas concorrentes do mesmo e entender a musicalidade. Isso é ter uma visão macro e entender todo o ecossistema. Quanto mais entender, maiores são as chances de triunfar”..
“Como dica quatro, digo que é preciso ter em vista para onde vai o mercado e saber quais decisões você deve tomar para se posicionar bem e, com isso, blindar e ajudar o seu artista ou grupo de artistas dentro do mercado”, explica Castelo .
Para finalizar, João Castelo
dá a quinta e última dica. “É preciso ter um tino comercial e saber se relacionar no mercado da música. Fazer networking, saber vender o seu artista, engrandecer as melhores oportunidades para ele e entender em que lugar o seu artista tem potencial e como você pode alcançar resultados”
, completa ele.