Já passava das 23h desta segunda-feira (6) quando Gilmelândia usou o Instagram para comunicar o falecimento de sua genitora, Joana D'Arc Palmeira, aos 72 anos, em Salvador. "Gratidão aos que fizeram orações e aos que, em todos esses anos, me ajudaram com ela. Outro dia escrevo mais", pontuou a cantora em um dos trechos da nota.
Buchecha foi um dos primeiros a se manifestar. "Meus sentimentos, anjo, momento difícil demais. Deixo meu abraço a você e a todos os familiares. Que sua mamãe descanse em paz", publicou o funkeiro e ex-parceiro de Claudinho. Já Elba Ramalho desejou força e fé: "Amiga, te amo!". Por fim, Marina Elali acrescentou: "Gil amada, que Deus conforte seu coração. Sinta o meu carinho mesmo de longe".
Vale ressaltar que, durante participação no extinto "Legendários", da RecordTV, em 2015, a dona dos hits "Peraê", "Bate Lata" e "Maionese" chegou a falar para o apresentador Marcos Mion sobre o AVC (acidente vascular cerebral) que sua progenitora sofreu em meados de 2011, motivo pelo qual passou a viver sob constantes cuidados em casa.
Na época, relatou que a matriarca estava acamada devido a essa condição, sem se movimentar, frisando que era o seu único tesouro, uma vez que não teve filhos, nem constituiu família. Apesar de classificar a situação como difícil, mencionou que, ao olhá-la, tinha a sensação de dever cumprido.