Gkay
Reprodução/Instagram
Gkay


Recentemente, Gessica Kayane, a Gkay , que integra o elenco do filme "Carnaval" , da Netflix, afastou-se das redes sociais de forma abrupta, retornando após um mês off-line, explicando que o motivo de seu sumiço era burnout. Para quem não sabe, o termo, de origem inglesa, é traduzido como "queimar-se por completo" ou entrar em combustão.

Porém, muitos devem estar se questionando por que uma jovem com quatro anos de carreira desenvolveu esse transtorno? Para responder a essa e outras questões, conversamos com José Fernandes Vilas, neurocientista e autor do recém-lançado livro "Quando o Sucesso Vira Burnout", escrito com o propósito de desmistificar a patologia que tomou o apogeu das doenças psiquiátricas neste ano.

José Fernandes Vilas
Divulgação
José Fernandes Vilas


"Para entendermos, precisamos nos colocar no lugar da influenciadora, que disse que até as viagens, que deveriam ser para descanso, são para gerar conteúdo, ou seja, trabalho demasiado, entrega total, uma vida desregrada em relação a horários e pausas", declarou o médico, acrescentando que "realmente era necessário este período sabático para ela estabelecer as forças", apesar de não acreditar ser suficiente.

Em seguida, ainda explicou que burnout tem como base três sintomas principais: o esgotamento no corpo e na mente, em que a pessoa passa a apresentar cansaço extremo, como se tivesse saído da prova do Enem ou andado quilômetros a fio; o segundo, no qual o paciente em "burnouted" começa a mostrar frieza no trato; e o terceiro, em que indaga o porquê de exercer tal profissão. "Por que sou professor se não aguento mais dar aula?" ou "Por que cantar se não consigo nem encarar o público?", exemplificou.


Vale ressaltar que, assim como Gkay,  Izabella Camargo também viu seu nome ganhar espaço em toda a mídia a partir de seu afastamento da Globo, depois de uma crise relacionada à síndrome. De acordo com relatos da jornalista aos mais diversos meios de comunicação, a intensa atividade profissional durante a madrugada foi responsável por levá-la à exaustão e, posteriormente, ao afastamento e rescisão do contrato com a emissora dos Marinho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!