Filmes inéditos de Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves, serão exibidos no SBT
Reprodução
Filmes inéditos de Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves, serão exibidos no SBT


Em 2024 completará 40 anos da estreia do seriado Chaves no Brasil. E o SBT, emissora responsável por eternizar a obra por aqui, já mexeu seus pauzinhos para agradar os inúmeros fãs do universo de Chespirito: a exibição de filmes inéditos escritos e protagonizados por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador do seriado e de diversos personagens que atraem multidões no nosso país.


A coluna descobriu que algumas produções já foram encaminhadas aos estúdios de dublagens com os quais o SBT trabalha nas adaptações das novelas mexicanas de sua grade para serem exibidas ainda no primeiro semestre do próximo ano. Entre os títulos selecionados estão El Chanfle (1979), El Chanfle 2 (1982) e Música del Viento (1988).

O ano de 2024 será um marco importante para os fãs de Bolaños. Além dos 40 anos da estreia de Chaves no Brasil, também será o registro dos dez anos da morte de Bolaños, que partiu aos 85 anos em decorrência de uma parada cardíaca. Ele sofria de problemas respiratórios crônicos e tinha mobilidade reduzida.

O anúncio da exibição dos filmes em sua programação deverá ocorrer ainda em janeiro, pegando carona na divulgação de Chaves: A Exposição, que será inaugurada em 5 de janeiro no MIS Experience, museu localizado no bairro da Água Branca, na zona oeste de São Paulo.

É importante registrar que a exibição dos filmes inéditos do repertório de Bolaños são apenas a primeira parte de uma conversa intensa que o SBT estreitou com o filho do comediante, Roberto Gómez Fernández, criador do Grupo Chespirito, que administra todo o legado criativo do criador de Chaves. Outras novidades podem ser anunciadas ao longo do ano. Mas não há nada concreto.

Vale lembrar que desde agosto de 2020 os seriados Chaves e Chapolin Colorado saíram de circulação em todo o mundo. Após o fim do contrato com a Televisa, rede mexicana que distribuía as produções para o mercado internacional, o filho de Bolaños não aceitou a renovação do acordo por considerar muito baixo o valor proposto pela emissora.

Com isso, todo o material dos seriados foi bloqueado, já que a Televisa é a detentora das fitas (as obras foram produzidas e gravadas por ela), mas perdeu todos os direitos sobre os roteiros e personagens de Chaves e Chapolin. E como o filho de Bolaños não tem acesso ao produto original, ele se vê impedido de negociar com outros players.

Mas os fãs notaram que desde o ano passado começou uma flexibilização por parte de Roberto, e algumas novidades começaram a surgir. A exposição no MIS é uma delas, e conta com o apoio e coprodução do Grupo Chespirito. O retorno de Chaves e Chapolin, no entanto, segue indefinido.

A coluna procurou o SBT, mas até a publicação deste texto não recebemos um retorno. Atualizaremos assim que a emissora se manifestar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!