Kamila Simioni foi desmascarada ao vivo por Adriane Galisteu
Reprodução/Record
Kamila Simioni foi desmascarada ao vivo por Adriane Galisteu


A sensação de que A Fazenda é um reality show de regras indefinidas e imprecisas só aumenta todas as vezes em que algo completamente insano ocorre diante dos olhos da audiência e com a conivência das cabeças pensantes por trás do programa. Não à toa, o termo "carellada" se tornou um adjetivo do glossário do público que acompanha o programa da Record. E na noite de ontem (24), Adriane Galisteu teve mais uma vez que ser a porta-voz de uma carellada sem sentido e que interefere no andamento do jogo.


Se você é marinheiro de primeira viagem ou caiu de paraquedas neste texto, vamos a uma explicação básica: Rodrigo Carelli é o diretor que manda e desmanda nos realities da Record. Absolutamente tudo o que acontece, ao vivo e nos bastidores, tem a assinatura de sua caneta. E algumas decisões que ele toma são controversas, sem explicações que justifiquem seus atos e geralmente não agradam a maior parte da audiência. Para resumir situações como estas, a internet criou o termo "carellada".

E o que rolou na noite de ontem foi mais uma carellada. Em determinado momento da formação da Roça, Jaquelline Grohalski teve um embate com Tonzão Chagas, porque Kamila Simioni havia espalhado uma fofoca na casa de que a ex-BBB teria manifestado seu interesse em beijar o dançarino do grupo Os Hawaianos. Pode parecer uma grande bobagem, mas a situação, como sempre, escalonou para um patamar inesperado e virou um grande barraco.

Simioni havia sido tão convicta ao repassar a fofoca que até mesmo Jaquelline ficou em dúvida sobre o que havia dito. Ela chegou a se culpar e citou que sua possível confusão mental fosse responsável por ela ter dito e não se lembrar de que queria beijar Tonzão. O rapaz, por sua vez, usou este argumento para criar um famoso VT ao vivo e pregar que é um homem "casado e de família", e que se sentiu desrespeitado.

Tudo não passaria de uma situação corriqueira de um "telefone sem fio" mal intencionado de Simioni, que vem traçando uma estratégia peculiar no jogo. Ok, é uma decisão pessoal para sobreviver no reality e que cabe ao público avaliar. Mas por algum motivo que desconhecemos, eis que surge a carellada mais sem noção desta edição.

No auge do bate-boca, eis que Galisteu apenas transmite o seguinte recado durante o ápice da votação: "Quando você falou da questão do beijo aí, você não falou o nome do Tonzão. Só para ficar claro para o Tonzão e para você. Vamos seguir", avisou a apresentadora, enquanto Jaquelline gritava "obrigada, Brasil" e chorava, tirando um peso de suas costas sobre as acusações que vinha sofrendo.

O que aconteceu foi grave. Muito grave, por sinal. Galisteu simplesmente desmascarou ao vivo uma estratégia de jogo que não infringia nenhuma norma do programa. Simioni vem usando de mentiras e criando realidades paralelas, e já fez muita gente embarcar na sua lábia. Cariúcha, a exemplo disso, foi inflamada pela ex-aliada de jogo com as inverdades criadas pela ex-amante de Tony Salles. E pagou o preço por isso, sendo eliminada.


Mas pegando o recorte de Cariúcha e comparando com a situação envolvendo Jaque, temos a mesma mentirosa por trás das situações: Simioni. Foi ela quem fez a eterna "Garota da Laje" acreditar que Rachel Sheherazade teria feito um comentário racista sobre ela durante uma discussão, algo que de fato nunca aconteceu. 

A jornalista passou a ser vítima de falsa denunciação de crime, e isso é uma contravenção prevista em nosso Código Penal, que pode dar cadeia. Ou seja, ela foi retratada como racista por Simioni e Cariúcha por uma situação inventada, e havia uma pressão externa por parte da equipe jurídica de Rachel para que a mentira não fose perpetuada. Galisteu interferiu e desmascarou a farsa. Mesmo assim, as duas inimigas da participante expulsa não acreditaram na justificativa da apresentadora.

No caso de ontem, a armação de Simioni não passou de uma mera fofoca maldosa. E desde o início do milênio, quando os realities de confinamento se instauraram na TV brasileira, mentiras e fofocas se tornaram elementos enriquecedores de narrativas. Por mais que as pessoas envolvidas não sejam as mais queridas pelo público, são elementos que não infringem o contrato assinado com a Record ou qualquer outra emissora e ainda ajudam os jogadores a sobreviverem no jogo por mais tempo.

A mando de Rodrigo Carelli, Galisteu entrou em cena e avisou que Jaquelline estava no centro de uma mentira. Resultado: Simioni acabou ocupando uma cadeira da Roça e pode ser eliminada amanhã (26) caso não vença a Prova do Fazendeiro.

O incômodo da apresentadora foi tão grande com a situação que ela até se atrapalhou um pouco na hora de transmitir o recado. Seu texto, que costuma ser tão alinhado e fielmente reproduzido, acabou atravessado por um improviso que a pegou no susto.

O agravante neste caso é o precedente que se abre dentro de A Fazenda 15. Com o diretor tomando uma decisão arbitrária de desmascarar uma mentira propagada por um jogador, agora todos os demais participantes e seus representantes terão o direito de pressionar a Record para que outras mentiras não atrapalhem o andamento do jogo.

O fator surpresa no caso de Simioni foi exterminado por Carelli. Assim como diversas situações que marcam o histórico do reality e que aconteceram sem uma justifica plausível, esta é mais uma que mancha a trajetória do programa. Qual foi o real propósito do diretor? Por que ele interpretou que esta mentira deveria ser exposta? Fofoca virou atitude proibida no reality? Perguntas que jamais teremos respostas.

Kamila Simioni está no olho do furacão e o público vem pedindo sua expulsão desde a última festa, quando ela agrediu Radamés com sua fantasia e importunou sexualmente Henrique Martins e Shayan Haghbin. No caso do iraniano foi ainda mais grave: ela mordeu o pênis do rapaz por cima da calça, ele reclamou disso para os outros jogadores, há vídeos comprovando a cena, e Carelli não fez absolutamente nada.

Vale lembrar que no contrato que os participantes assinaram com a emissora há uma cláusula que contempla situações de importunação sexual, e que afirma que este comportamento causa expulsão. Mas Carelli também "carellou" aqui e deu de ombros para o termo que rege o funcionamento do programa. Agora, numa atitude pra lá de suspeita, decidiu expor Simioni por um dos atos menos preocupantes que ela teve dentro de A Fazenda 15. Não dá para entender.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!