Priscilla Couto, apelidada de Catuxita quando era assistente de palco de Xuxa, publicou uma série de vídeos em seu Instagram nesse sábado (26) para enfatizar o motivo do cancelamento do documentário sobre as Paquitas, que seria dirigido por Joana DiCarso. Uma conversa a respeito do projeto havia iniciado antes mesmo do anúncio do lançamento da série da Rainha dos Baixinhos, no Globoplay. No entanto, nem todas as ex-integrantes do grupo aceitaram a proposta que, de acordo com a moça, tenta "sequestrar" a imagem e a história delas.
Isso porque no acordo, segundo Priscilla, não consta qualquer tipo de repasse e, portanto, a produção se enriqueceria em cima da narrativa das ex-Paquitas. "Eu recebi uma autorização de imagem que dizia que eu estaria cedendo todos os meus direitos pra Joana por 60 anos -- direito esses irrevogáveis da minha imagem -- que ela tinha a total liberdade de comercializar de vender esse produto para todo o Brasil e fora do Brasil e a gente não teria nenhum tipo de participação, nenhuma gerência sobre as imagens... Nada", esclareceu.
E acrescentou: "Impossível pegar a nossa história e entregar para uma pessoa que eu não conhecia. Com todo o respeito à Joana, eu acho que ela teve a melhor das intenções, mas existia uma vontade de comercializar a história, descartando totalmente a gente, ou algumas... porque ficaram sabendo que também existia autorizações diferentes, umas ganhariam, outras não. Então eu realmente não concordo", disse.
No relato, Priscilla ainda comenta o pronunciamento de Andréa Sorvetão, que afirmou haver boicote das outras ex-paquitas na continuidade do projeto. "Ela [Sorvetão] diz que desconhece o que aconteceu...Desconhece, Andréa?", ironiza.
"Se você tem alguma dúvida você pode vir conversar comigo, a gente tem liberdade pra esclarecer isso", disse. "Agora, você desconhecer o porquê de não ter se dado continuidade ao documentário eu acho pouco improvável porque é de conhecimento de todas e, não adianta, eu vou sempre proteger a história das Paquitas", pontuou.
O documentário das Paquitas, por enquanto, não vai acontecer. A maior parte das loiras não concordou com o acordo que alega nenhum cachê para elas -- oposto do que aconteceu com Xuxa, que ganhou um valor exorbitante da Globo para a sua mais recente produção no streaming.
"Eu vi muita gente apontando o dedo pra mim e pra Tatiana que nós fomos as mentoras desse boicote. Não exsitiu isso. Algumas paquitas vieram perguntar o que eu achava [sobre a prosposta] e eu questionei: 'Vocês leram a autorização?', 'Ah, não lemos', 'Então tá. Eu posso explicar para vocês'. Expliquei, e cada um tomou a sua decisão. Então as Paquitas que foram citadas pela Sorvetão sou eu e a Tati. Não tenho porquê negar", afirmou.
Confira o esclarecimento na íntegra:
* Texto de Lívia Carvalho
Lívia Carvalho é estudante de Jornalismo e apaixonada por cultura pop. Antes de entrar no time da coluna, foi produtora, apresentadora e repórter no programa Edição Extra, da TV Gazeta. Siga Lívia Carvalho no Instagram: @liviasccarvalho