No último sábado (8), o criador de conteúdo Victor Han acusou a Record News, canal de notícias da Record, de usar seus vídeos plantando shimeji em casa para falar sobre cultivo de cogumelos alucinógenos, considerado crime no Brasil.
Han, que soma mais de 700 mil seguidores em suas redes sociais, afirmou que a Record News utilizou suas filmagens sem autorização e compartilharam informações erradas ao relatar que são de cultivo de cogumelos alucinógenos.
Em seu perfil no Twitter, o influenciador publicou um vídeo em que a Record News expõe mais informações sobre essa forma de cultivo perigosa que pode causar risco de mortes. Entretanto, Victor Han afirma que os vídeos apresentados pela emissora foram produzidos para mostrar seu próprio cultivo de shimeji.
"E a Record News que usou o meu video cultivando shimeji em casa referindo como se fosse cultivo de cogumelos alucinógenos", escreveu ele, acrescentando o emoji de um palhaço na publicação.
No próprio vídeo, Victor mostra também seus vídeos originais antes de serem usados erroneamente. Já nos comentários, os internautas deixam seu apoio a Victor e afirmam que o mesmo deve processar a Record pelo uso indevido das imagens.
Por fim, Victor publicou um vídeo em seu Instagram contando mais sobre o ocorrido e reafirmando que seus vídeos sobre o consumo de shimeji não têm relação com o assunto abordado pela Record News.
A coluna procurou tanto o canal de notícias quanto o influenciador digital para comentar sobre o caso, mas nenhuma das partes respondeu até a publicação desta notícia.