O episódio de importunação sexual da vítima Dania Mendes, ocorrido na madrugada de quarta-feira (15) dentro do BBB 23, engajou o público, autoridades jurídicas, levantou debates na web e impulsionou, inevitavelmente, o posicionamento dos patrocinadores da atração.
O Mercado Livre, patrocinador da categoria Big, foi a primeira marca a se manifestar publicamente sobre o tema. A frase "Chega de Assédio" na publicação postada no Instagram foi divulgada acompanhada de uma legenda fazendo referência ao episódio. "Até mesmo um aperto de mãos só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes", anunciou.
Logo após, Ademicon, Riachuelo, Coca-Cola, Nestlé, Seara, Chevrolet, Zé Deliveru, Carrefour e outras marcas patrocinadoras do BBB 23 também se manifestaram sobre o crime. Confira:
O BBB 23 é a edição do reality com melhor desempenho comercial. São 35 marcas que aparecem patrocinando provas, festas, dinâmicas e ações. Por estarem diretamente atreladas ao programa, ao longo do dia, as marcas patrocinadoras acabaram também sendo cobradas pelo público a respeito dos acontecimentos no programa.
Nessa quinta (16), a Globo exibiu cenas da festa da noite anterior, em que o cantor Mc Guimê tocou no corpo de Dania e Antonio Cara de Sapato tentou beijá-la e abraçá-la. Em seguida, o apresentador Tadeu Schmidt entrou em contato com a casa para avisar que ambos estavam eliminados do BBB 23.
*Texto de Lívia Carvalho
Lívia Carvalho é estudante de Jornalismo e apaixonada por cultura pop. Antes de entrar no time da coluna, foi produtora, apresentadora e repórter no programa Edição Extra, da TV Gazeta. Siga Lívia Carvalho no Instagram: @liviasccarvalho