Diagnosticada com esclerose múltipla, Guta Stresser segue na batalha contra o avanço da doença e também pela manutenção de sua saúde. Desde então, virou uma porta-voz de extrema importância sobre como o diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento.
"A esclerose múltipla foi um susto na minha vida, um diagnóstico que ninguém quer. É uma doença assustadora. Agora eu estou aqui, estou bem, medicada, mas a gente não sabe como vai evoluir, a gente faz o controle e se cuida. É o que dá para fazer. Hoje em dia é bem mais amplo o debate, a discussão, o conhecimento", disse Guta à Veja.
"Muita gente deve ter tido esclerose múltipla em outras épocas e nunca deve ter sido diagnosticado. A discussão está ampliada, as pessoas falam mais, muita gente é diagnosticada mais cedo, consegue controlar melhor a doença, conviver", esclareceu a atriz.
Além disso, ela é ativa nas redes sociais e compartilha seu dia a dia lidando com a doença e como faz para melhorar, como por exemplo, mostra diversas atividades físicas na em sua piscina.
"Eu converso, desabafo ali. As pessoas que também têm esclerose múltipla conversam comigo, desabafam também e trocam. E a gente começa a ver tantas artistas incríveis, maravilhosas, que também tem o diagnóstico. É bom ver que muita gente está aí, com a vida ativa, trabalhando, às vezes se retira um pouquinho para dar uma revigorada, porque tem crises, têm surtos. Mas é saber lidar, faz parte", finalizou a atriz.
*Com a colaboração de Victória Rossi