Renata Afonso deixou o cargo de CEO da CNN Brasil
Divulgação
Renata Afonso deixou o cargo de CEO da CNN Brasil


Durou apenas 19 meses a permanência de Renata Afonso no cargo de CEO da CNN Brasil. Sua contratação, em maio de 2021, causou um alvoroço no mercado, mas ela decidiu encerrar sua permanência no canal de notícias após a mudança na presidência da empresa e seu inevitável rebaixamento, uma vez que estava implícita a perda de seu poder de decisão.


João Camargo assumiu a presidência da CNN Brasil, acompanhado de Acácio Luiz Costa, que ficou com o cargo de vice-presidente. Antes, Renata se reportava somente a Rubens Menin, sócio majoritário que decidiu deixar o comando geral do canal (embora ainda faça parte do conselho executivo).

Leia o comunicado completo enviado a todos os funcionários da CNN Brasil sobre a saída de Renata Afonso:

"A atual CEO da CNN Brasil, Renata Afonso, anunciou hoje que está deixando a posição, após 19 meses no comando da licenciada brasileira do principal canal de notícias do mundo. Em sua despedida, ela informa que, com o fim da cobertura das eleições, considera ter encerrado um ciclo de mudanças na gestão, focado em relevância e crescimento do canal.

Renata Afonso reorganizou a governança corporativa da CNN Brasil, restabeleceu o relacionamento com o mercado publicitário, aumentou o número de anunciantes e de parcerias, além de fortalecer a presença institucional. A cobertura das eleições foi um marco da sua gestão, com reconhecimento da CNN Internacional, pela excelência da cobertura e linha editorial, além de recordes de audiência em todas as plataformas. O canal também registrou o primeiro lugar na média de audiência entre os 17 canais de TV por assinatura, no debate entre os candidatos à presidência no segundo turno.

Nesse período, Renata promoveu, ainda, mudanças na liderança executiva, reestruturou processos internos,com novas políticas para a gestão de pessoas, e lançou o projeto de evolução da cultura organizacional. Impulsionou, ainda, as frentes relacionadas à Diversidade, Inclusão e Pertencimento, por meio de iniciativas internas para organização de um time diverso e do lançamento de produtos, como o CNN no Plural.

“Renata tem sido uma excelente líder para a CNN Brasil, fortalecendo a reputação da rede de jornalismo premiado e baseado em fatos e incutindo uma cultura forte”, disse Samson Desta, vice-presidente da CNN International. “Desejamos à Renata o melhor em sua próxima empreitada e trabalharemos com a CNN Brasil à medida que avança no sucesso de sua recente cobertura eleitoral”, acrescenta.

“O trabalho e a dedicação incansáveis da Renata foram fatores determinantes nesta fase de reestruturação e consolidação da CNN”, disse Rubens Menin, controlador da Novus Midia/CNN Brasil, desejando ainda toda sorte a Renata nos seus novos caminhos.

“Tudo isso só foi possível por ter ao meu lado um time competente, apaixonado pelo que faz e que se agiganta nos grandes momentos. A CNN Brasil está preparada para um novo ciclo. Encerro essa etapa realizada pela oportunidade de ter vivido tudo que vivemos e pelo que conquistamos até aqui”, afirma Renata Afonso, que inicia hoje um período de transição, até o final de novembro de 2022.”

Com o fim do ciclo de liderança da CEO Renata Afonso na CNN Brasil, a empresa passa neste momento por um período de transição, em que o Executive Chairman João Camargo despachará diretamente com os executivos da casa. Em breve será apresentada a nova estrutura de comando da CNN Brasil."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!