Se você acessou o Google hoje (22), pode notar que a figura de Cláudia Celeste está em destaque na página inicial. O Doodle, um recurso do buscador que faz homenagens, escolheu Cláudia, a primeira transsexual a participar de uma novela brasileira em canal aberto, para homenagear.
Nascida na zona norte do Rio de Janeiro, ela trabalhava como cabeleireira em um salão. Com apenas 21 anos, estreou como dançarina na casa noturna Beco das Garrafas, e também participou da peça O mundo É das Bonecas, no Teatro Rival. Em 1976 participou do concurso Miss Brasil Pop e saiu como campeã.
O dom para o entretenimento e a habilidade como dançarina fizeram Claúdia ganhar destaque e chamou a atenção do diretor Daniel Filho, que a convidou para fazer sua primeira participação na TV em Espelho Mágico, da Globo.
Ela foi a primeira transsexual a atuar em uma novela brasileira. Quando descobiram, uma grande polêmica foi criada e os episódios gravados tiveram que ser retirados da trama. Mas há 34 anos, ela superou o preconceito e conseguiu um papel como Dinorah, uma garota de programa em Olho por Olho, na antiga TV Manchete.
Cláudia foi cantora, dançarina, diretora, produtora e autora. Ela conseguiu deixar sua marca na televisão e também deixou legado para artistas trangêneros. Além disso, foi e continua sendo um grande exemplo para a comunidade LGBTQIA+.
A atriz, que morreu em 2018 por conta de uma pneumonia, ganhou homenagem no Doodle por seu grande marco no cenário audiovisual brasileiro.
*Com a colaboração de Amanda Moreira.