Após a morte da rainha britânica Elizabeth II em setembro de 2022, Charles III assumiu a coroa britânica e mudou a linha de sucessão da família real. Príncipe William, duque de Gales, é o sucessor do pai por ser o primeiro filho do Rei.
Primogênito do duque e da princesa Kate Middleton,
o príncipe George de Gales,
de 10 anos, ocupa o segundo lugar para assumir o trono britânico. Irmã de George, a princesa Charlotte de Gales,
de 9 anos, é a terceira na lista.
Caçula de Kate e William, o príncipe Louis de Gale, de 6 anos, figura como 4º sucessor da coroa. Depois dos filhos de William, a sucessão se volta ao segundo filho do Rei Charles III.
Duque de Sussex, o príncipe Harry fica atrás do irmão mais velho e dos três sobrinhos. Por isso, é o quinto na lista. Embora tenha enfrentado polêmicas por expor assuntos da família real,
ele continua sendo um membro da monarquia.
Como a linha é definida?
A sucessão é estabelecida pela Lei de Sucessão à Coroa (2013), que define a primogenitura absoluta e descarta a preferência aos membros masculinos da família real. Antes disso, os homens eram priorizados na monarquia.
Em vigor desde 2013, a lei ainda revogou a exigência de que o monarca participasse da Igreja da Inglaterra. A imposição era obrigatória desde o Ato de Sucessão ao Trono de 1701. No entanto, os filhos dos reis e rainhas ainda precisam seguir a doutrina anglicana.
A linha de sucessão pode mudar. Em casos de mortes, novos filhos, divórcios ou até mesmo abdicações, os membros da família real podem assumir outros lugares na lista para sucederem o trono britânico.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp