A ex-roteirista de TV, Patty Lin, contou na autobiografia o porquê resolveu deixar de ser roteirista em Hollywood e que trabalhar com o elenco de Friends estava longe de ser um sonho como muitos pensam.
Lin escreveu para a sétima temporada da série durante 2000 e 2001, e afirma que o trabalho era constantemente questionado e até mesmo sabotado pelos atores, o que gerava certos desgastes e traumas.
"A novidade de ver grandes estrelas de perto perdeu a graça rápido, assim como meu entusiasmo para o café da manhã", diz ela no livro em trecho divulgado pela revista Time.
“Os atores pareciam infelizes por estarem acorrentados a uma série velha e cansada, quando eles poderiam estar expandindo os seus trabalhos, e eu senti que eles estavam sempre tentando entender como cada roteiro específico iria servir para o benefício deles”, conta.
De acordo com Lin, muitas piadas eram descartadas porque o elenco não gostava. Muitas vezes eles arruinavam a fala deliberadamente para que ela fosse jogada fora.
Ela ainda diz que no começo as críticas eram bem recebidas, mas raramente eles tinham algo bom a dizer. "Quando eles traziam problemas, eles não ofereciam sugestões realistas."
"Vendo a si mesmos como guardiões de seus personagens, eles costumavam argumentar que eles nunca diriam isto ou aquilo. Isso, ocasionalmente, ajudava, mas no geral essas conversas eram ruins e agressivas, e faltava toda a leveza que se espera de uma sitcom."
Lin também revela no livro que existiam algumas “panelinhas” entre os membros da equipe e que ela chegava a trabalhar até 12 horas por dia. Além disso, a ex-roteirista afirma ter desenvolvido síndrome de impostor, visto que era a única roteirista asiática da série e que questionava se sua contratação não teria sido só para “preencher cota”.
Ela escreveu para outras séries icônicas além de Friends, como Freaks and Geeks, Breaking Bad e Desperate Housewives, apesar disso, a sitcom é a mais conhecida do seu currículo. Em 2008, Lin resolveu abandonar a carreira de roteirista e diz nunca mais querer trabalhar em outra sitcom.