Luka completa 20 anos de carreira em 2023
Reprodução/ Instagram
Luka completa 20 anos de carreira em 2023

O ano era 2003 e, se você ligasse o rádio, com certeza iria ouvir o hit "Tô Nem Aí". Na TV, a faixa tocaria no "BBB" e em "Malhação". A música de Luka se tornou um sucesso atemporal e fez com que a cantora ficasse conhecida em todo o Brasil. Ao iG Gente, a artista relembra a época de sucesso, explica reconciliação com Latino após briga e projeta uma retomada de shows no Brasil.

Nascida em Bom Jesus (RS), em 1979, Luciana Karina Santos de Lima, mais conhecida como Luka, se envolveu com a música logo na infância. "Com 7 anos eu já tocava violão e comecei a tocar na noite com 14 anos, muito novinha. Meu pai sempre me acompanhava", relembra ela. 

Em 2002, aos 23 anos, a cantora decidiu encarar os teste para o "Fama", reality show da TV Globo que revelou grandes nomes da música brasileira, como Thiaguinho. Ela foi para o Rio de Janeiro, mas acabou eliminada no final do processo de seleção dos participantes. 

No entanto, a atração deu uma boa visibilidade para Luka. "Por causa do 'Fama', eu apareci em uma reportagem do 'Fantástico'. E o produtor que gravou meu primeiro disco estava assistindo ao programa", conta a artista. 

O produtor que a cantora menciona é Alessandro Tausz. Ao ver Luka na TV, ele pesquisou e descobriu um amigo em comum: o músico Dudu Trentin. "Ele ligou para o Dudu e disse: 'Adorei ela. Gostei da imagem. Traz ela aqui?' Aí ele me levou para o estúdio. E eu não voltei para Porto Alegre (RS), onde morava. Decidi ficar no Rio de Janeiro", explica a cantora. 

 Luka também fez muita gente cantar o hit 'Porta Aberta', em 2003
Reprodução
Luka também fez muita gente cantar o hit 'Porta Aberta', em 2003

Luka afirma que gravou, pela Sony Music, o primeiro álbum "Porta Aberta", que contava com a música "Tô Nem Aí". O sucesso veio e o "BBB 3" faz parte dele. "Nas festas do 'BBB 3', uma participante implicava com a outra e elas cantavam 'Tô Nem Aí". Aí a galera começou a gostar daquilo". 

Segundo a cantora, logo depois, a produção da 10ª temporada de Malhação entrou em contato e pediu a música. Ela foi trilha sonora da personagem Thaissa, interpretada por Bárbara Borges. "Foi a realização de um sonho. Eu estava encantada. Essa música mudou a minha vida, não só financeiramente, mas em tudo", diz Luka.

Sucesso fora do Brasil

Ela ainda explica que, naquele período, a pirataria estava no auge e, por isso, muitos europeus compravam CDs piratas no Brasil e levavam para o exterior, fazendo com que a cantora ficasse conhecida fora do país. 

"Muita gente da Alemanha, Itália, Espanha e Portugal, que vinha passar as férias no Rio de Janeiro, ouviu a música no verão aqui de 2003 para 2004. Eles levaram a canção para lá e depois gravadoras começaram a ligar querendo me contratar", afirma. 

Seis meses depois, Luka já estava conhecida em toda a Europa, segundo ela. Assim, a artista fez mais de 30 shows no continente europeu. Em 2006, a cantora lançou o segundo álbum "Sem Resposta", que não estourou como o primeiro. 

Ela reconhece que o auge da música "Tô Nem Aí" passou, mas afirmou que foi um momento para especificar o público dela: "Antes eu fazia um show para a família inteira e, naquele momento, pude fidelizar meu público". E a fidelidade segue. Mesmo após tanto tempo, Luka confirma que têm fãs atualmente. "Tenho uma proximidade e um carinho muito grande pelos meus fãs. Tem alguns que me tornei amiga e tenho contato até hoje", celebra. 

Briga com Latino

A carreira da gaúcha foi movimentada por um desentendimento com Latino. O cantor, que compôs "Tô Nem Aí" com ela, declarou em uma entrevista que a música era apenas dele. A partir deste momento, Luka se afastou do amigo e ficou sem falar com Latino.

A cantora afirma que, hoje, vê que o afastamento foi provocado por uma "fofoquinha sem importância" e que ela não teve a maturidade de enxergar isso na época. De acordo com a cantora, ela viu apenas uma parte da fala dele e depois percebeu que o intuito do artista não era ser o único dono da canção.

Oito anos após a briga, Luka chamou Latino e propôs uma reconciliação. "A gente se encontrou em um churrasco, eu puxei ele no cantinho e a gente conversou". Depois disso, eles até lançaram uma música juntos: "Fala com minha mão".

Hoje em dia, os dois têm uma relação de irmãos: "O Latino tem essa fama de pegador, de mulherengo, mas tem o maior respeito e carinho por mim. Me trata como irmã. Ele me ouve e me pede conselhos em questões da vida. Então, essa questão foi resolvida", garante Luka.

Já foi convidada para posar nua

Um momento que também ficou marcado para Luka foi quando recebeu o convite para posar nua na época de "Tô Nem Aí". "Eu recebi duas vezes, da mesma revista, uma proposta para posar nua. Era uma proposta muito boa no sentido financeiro. Com o dinheiro, daria praticamente para comprar o apartamento", relembra. 

A cantora, porém, não aceitou: "Eu não queria meu pai passando na banca me vendo lá assim. Segui meus princípios e não me arrependo". 

E como Luka está hoje em dia? 

O quarto e último álbum lançado pela cantora foi "Céu de Diamantes", em 2015. Depois disso, ela seguiu fazendo shows, mas revela que, com os altos e baixos da carreira, já pensou em desistir. "Teve um momento que pensei: 'E agora? Para onde que eu vou?'. Mas acho que isso é uma coisa da vida mesmo. Todo mundo passa por isso", pondera. 

No entanto, recentemente, Luka teve que dar uma pausa nas apresentações, já que se mudou para Orlando, nos Estados Unidos. E o motivo da mudança foi o amor. 

"A gente se conheceu no meio da pandemia, namoramos três meses e nos casamos. Foi uma coisa totalmente improvável que tinha 10% de chance de dar certo e deu", conta Luka. Ela explica que o marido mora nos Estados Unidos e, por isso, foi para lá. 

Convite para realities

E a estadia de Luka no exterior impediu a ida para o "BBB 22". A cantora confirmou os rumores de que havia sido cotada para a atual edição do reality da Globo, assim como já foi convidada para "A Fazenda", da Record TV. Todavia, a seleção dela para os programas não foi possível, pois a cantora não tinha previsão de voltar para o Brasil.

Luka confessa que não descarta a possibilidade de entrar em um reality. E mais: afirma que seria uma participante polêmica e interessante de se assistir.

"Eu sou uma pessoa que não admito injustiça. Então, eu sou boazinha com todo mundo, mas se você fizer mal para alguém que eu gosto, nossa... Eu vou defender essa pessoa. Penso que eu seria muito legal no programa", pontua.

20 anos de carreira

Se Luka não tinha planos de voltar ao Brasil, agora ela tem. Isso porque a artista está preparando uma turnê para comemorar os 20 anos de carreira, em 2023. Ela explica que os shows contarão com participações especiais de pessoas que fizeram parte da trajetória.

+ Entre no canal do  iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

"Ainda não decidi quem vai apresentar o show. Mas, com certeza, vão estar presentes convidados que fizeram parte da minha carreira e que eu tenho no meu coração como a Wanessa Camargo, a Fernanda Gentil, que é muito minha amiga, a Rafa Kaliman, Ivo Meirelles, Eri Johson, Henri Castelli e outros", conta.

Por fim, Luka diz que ainda tem muita coisa para decidir sobre o evento, mas garante que será muito especial para ela e para aqueles que estiveram com a cantora durante essas duas décadas.






    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!