KL Jay é um dos fundadores do Racionais MC's
Reprodução 29.07.2022
KL Jay é um dos fundadores do Racionais MC's


KL Jay, um dos fundadores do Racionais MC's, refletiu sobre a situação racial no Brasil. O artista analisa que, mesmo após mais de 30 anos de grupo, ainda sofre com resistência da sociedade brasileira. 


“Nós estamos em território inimigo, certo? Somos tolerados, vigiados e perseguidos. As três coisas ao mesmo tempo. A missão do Racionais não foi cumprida ainda. Tem muita coisa para falar e para fazer. O Brasil não gosta de nós. Nós insistimos em nós”, pontuou em entrevista ao podcast "Pretoteca", da rádio BandNews FM. 

O artista, que atualmente está em turnê com o grupo nos Estados Unidos, afirma que as músicas do Racionais seguem dialogando com problemas sociais do país. "O Brasil tem a mentalidade colonial ainda. Então, o Racionais é a trilha do momento", comentou. 

KL Jay também analisou as próximas eleições para a presidência da República e como ela pode afetar o povo preto. “Para mim, a grande política sendo preto é sobreviver. Sobreviver ao território inimigo, ao sistema, isso é política", afirmou. 

"Saber se relacionar com o mundo é política. Saber quem você é no Brasil. Não tem relação com partido político. Essa é minha visão”, analisou. 

Para KL Jay, o Brasil só vai melhorar se investir em tecnologia e educação. Para ele, assim "o bolo vai ser dividido melhor". Ele pontua que os jovens brasileiros também precisam estudar para sair da vulnerabilidade.

"Ao invés de ficar no Instagram e no Facebook, vai no Google questionar, vai estudar... A escola não vai ensinar o que é a realidade. O jovem preto é alvo, está em território inimigo”, ressaltou. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!