A Grande Rio foi eleita a melhor escola do Grupo Especial, pelo júri do Estandarte de Ouro, prêmio O GLOBO/Extra aos melhores do carnaval, deste ano. A escola também ganhou melhor bateria, ao levar para a Avenida a história de Exu. Na última edição do prêmio, em 2020, a agremiação de Duque de Caxias foi vitoriosa em cinco categorias
A vitória veio não só no ano que marca a volta do carnaval após mais de um ano de Avenida vazia dada a pandemia de Covid-19. Em 2022 o Estandarte de Ouro, prêmio dos jornais O GLOBO e Extra, completa a marca histórica de 50 edições.
— A Grande Rio foi a única que começou a apresentação da escola com bateria. O comando foi da bateria — resumiu Luis Filipe de Lima, violonista, arranjador, produtor musical e pesquisador, que integra o júri.
O júri especializado ganhou duas novas integrantes: Juliana Barbosa e Angélica Ferrarez, mulheres negras acadêmicas, que prometeram um olhar de quem estuda e vive o carnaval. Sem notas, a escolha em cada uma das 14 categorias vem da avaliação de forma conjunta por um júri especializado. O público ainda participa votando no destaque.
A terceira categoria a ser escolhida foi a ala de passistas, que ficou com o Salgueiro.
— Teve interação com o público. Havia um sentido de coletividade — salientou Juliana Barbosa sobre a escolha da vermelha e branca.