Alexandre Garcia ganhou R$ 70 mil disseminando fake news
Reprodução/CNN
Alexandre Garcia ganhou R$ 70 mil disseminando fake news

A CNN Brasil comunicou, nesta sexta-feira (24), que rescindiu o contrato com o jornalista Alexandre Garcia. A decisão foi tomada após o comentarista reiterar a defesa do tratamento precoce contra a Covid-19 com o uso de medicamentos sem eficácia comprovada .

Segundo a CNN Brasil, o quadro “Liberdade de Opinião”, no qual atuava Alexandre Garcia, continuará na programação da emissora, dentro do jornal “Novo Dia”. Em comunicado difundido internamente, a emissora declarou que "reforça seu compromisso com os fatos e a pluralidade de opiniões, [que são] pilares da democracia e do bom jornalismo".

Esta não é a primeira vez que as opiniões de Garcia geram polêmicas.  Anteriormente, o comentarista já se desentendeu com Rafael Colombo ao dizer ironicamente que "não estava sendo entrevistado" ao ser contrariado pelo apresentador quando defendeu que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tinha "todo o direito" de lançar um decreto proibindo governadores e prefeitos de decretarem restrições para o controle de coronavírus. Além disso, em 27 de julho do ano passado, primeiro dia do quadro, Garcia fez apologia do remédio cloroquina dizendo que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) "é a comprovação científica de que o uso da hidroxicloroquina dá certo".

Alexandre Garcia foi contratado pela CNN Brasil como comentarista em julho de 2020. Ele migrou para a emissora após se demitir da Rede Globo , empresa com a qual colaborou durante 30 anos. À época, em comunicado enviado à imprensa, o diretor de jornalismo da emissora, Ali Kamel, comentou o desligamento do âncora. "Em nome da Globo , eu agradeço tudo de grande que Alexandre fez para o jornalismo da emissora, um legado que deve inspirar a todos nós que aqui trabalhamos: profissionalismo, brilho, correção e competência”, dizia um trecho do texto.

No comunicado de Ali Kamel, é dito que a decisão de sair da Globo foi do próprio jornalista, "para amenizar um pouco o seu ritmo frenético de trabalho". Porém, existe outro possível motivo que teria motivado sua saída: seus comentários políticos fora da emissora. A Globo sempre pediu discrição de seus jornalistas em relação às opiniões e ideologias, mas nas últimas eleições [2018], um comunicado interno reforçou que os funcionários não declarassem apoio político nas redes. Garcia, no entanto, não estava seguido essas determinações, e constantemente faz elogios ao presidente eleito Jair Bolsonaro. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!