É como um intercâmbio ou um curso preparatório. Poderia ser um ENEM, mas é só a busca por participação em um reality. A série "Lado B dos realities" chega ao fim analisando a preparação que algumas subcelebridades passam para migrar de um programa para o outro para aumentar a visibilidade na internet.
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!
“A Fazenda” (TV Record) é o maior entre os realities que permitem ex-participantes de outras emissoras no elenco. A disputa rural da Record é a mais famosa depois do Big Brother Brasil, da TV Globo, que não aceita ex-reality na formação. Assim, alguns influencers que sonham com a fama enxergam no reality de Edir Macedo a forma mais fácil de “chegar lá”. Com isso, para chegar até a sede em Itapecerica da Serra não precisa de muito: "basta ser barraqueiro" no momento certo.
De férias com o ex-fazenda
A TV Record não esconde que analisa os demais realities para encontrar figuras polêmicas para as produções, seja a "A Fazenda", o "Power Couple" ou a mais nova aposta "Ilha". Tanto que em quase todas as edições desses programas existem ex-participantes de outras atrações. O “De Férias com Ex” (MTV), por exemplo, é um programa bastante "querido" pela produção da Record. Nomes que se destacaram em “A Fazenda” vieram do reality de pegação.
Lipe Ribeiro é um exemplo claro disso. No “De Férias” ele construiu uma imagem de “boy lixo” e uma grande inimizade com Stéfani Bays. De olho na imagem polêmica do rapaz e na possível treta entre ele e Bays, a TV Record levou os dois para "A Fazenda 12". A ideia não foi tão boa. Lipe conseguiu limpar a imagem de “cancelado” e selou a paz com Sté na atração.
Gabi Prado também fez a ponte do “De Férias” para “A Fazenda” por conta da fama de barraqueira. O mesmo aconteceu com Bifão, Lary Bottino, Tati Dias e Rico Melquiades - este que, inclusive, venceu a última edição do reality, mesmo após ser um dos maiores cancelados do “De Férias Celebs 2”.
Esses personagens, portanto, não só são elencados para “A Fazenda”, como também constantemente configuram a lista de espera e de substituições da atração rural, como foi o caso de Lary que só assumiu a vaga na décima terceira edição do game após a desistência de outra participante.
De férias com a Ilha
Também não é só Itapecerica o destino dos ex-De Férias. Na “Ilha Record” deste ano, por exemplo, os influenciadores Sthephanie Viegas, e o surfista Nakagima foram participantes. Os dois que já estiveram na MTV, inclusive, terminaram o reality namorando. A ex-De Férias Vitória Bellato, apesar de apagada, também esteve no reality de aventura da Record. No “Power Couple”, a mesma coisa. Na edição deste ano, o João Hadad, que esteve em dois "De Férias com o Ex", foi confinado pela Record ao lado da namorada Luana. Há rumores de que o ex-De Férias aceitou o convite para participar da edição "Caribe" do reality da MTV para voltar aos holofotes e entrar no programa de casais da concorrente.
O casal campeão do "Power Couple 6", Brenda e Matheus, também surgiu de outro reality de pegação, o “Brincando com Fogo”, da Netflix. Ainda na edição mais recente, HadBala (BBB 20), Ivy Moraes (BBB 20), Cartolouco (A Fazenda), Nahim (A Fazenda), Mussunzinho (A Fazenda) e Dinei (Ilha Record e A Fazenda) também fizeram o "intercâmbio".
O objetivo de ser notado
Essa busca da Record ajuda as subcelebridades na busca pelos holofotes. Além de Lipe Ribeiro, Bil Araújo foi outro participante de realities que aproveitou a oportunidade. Após passar por "BBB 21" e "No Limite", Bil parou em "A Fazenda 13", em 2021. Essa escalada impacta na rotina dos famosos na busca por holofote, continuidade da fama ou até mesmo a saída do ostracismo.
“Quem participou de um reality pequeno tem o sonho sim de ir para uma edição de A Fazenda”, revela um ex-participante ao iG Gente, que prefere não se identificar. A pessoa já esteve em um “De Férias com o Ex” e contou que é bem comum o desejo de “aparecer” bastante na MTV para ser notado pela TV Record ou até mesmo uma plataforma de streaming.
Esse participante foi convidado para participar do “De Férias” e confessa que quando saiu ele já estava em busca de um outro reality, não só para melhorar a imagem, mas também para conquistar mais seguidores e, portanto, ganhar visibilidade. Qual a estratégia para receber o convite? Segundo ele, é estar envolvido em polêmicas.
“Quando a gente sai as agências já oferecem assessoria de imprensa para você estar sempre na mídia para ser convidado para o outro [reality]. Ouço muito as pessoas falarem que você precisa causar bastante. Estar sempre envolvido em polêmicas para ser convidado. Quando vai chegando próximo desses realities maiores, a galera causa mesmo. Vão se envolvendo em brigas para poder ser convidado, para chamar a atenção”, entrega.
A fonte ainda conta que conhece alguns participantes entraram em “A Fazenda” por indicação. “O famoso Quem Indica”, diz. Segundo a pessoa, a produtora da Record busca por um participante, este recusa o convite, mas indica um amigo que acaba fazendo parte do elenco. “Tem muito da questão da pessoa que indica, né?”, reflete.
Apesar de já ter sido notada pela Record, e hoje viver com o dinheiro que ganha de publicidade nas redes sociais, a fonte conta que a negociação não foi finalizada entre diversas modificações de listas. Porém, o sonho de participar de "A Fazenda", "Power Couple" ou "Ilha Record" segue firme. Se ela estará na próxima temporada da “A Fazenda”, ela desconversa. Só o tempo pode dizer. Não muito tempo, afinal, a próxima temporada do reality rural começa em uma semana, no dia 13 de setembro. Quem viver, verá.