Tenório (Murilo Benício) está cada vez mais inconformado com a ajuda que o vizinho, José Leôncio (Marcos Palmeira), deu para a ex-mulher, Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Com a raiva que sente do fazendeiro, o grileiro irá contratar um matador e tem uma lista de 'inimigos' para matar.
O vilão ficou incomodado pela família de Zé ter dado abrigo à Maria e dado orientação dos direitos dela no processo de divórcio. Então, ele deseja dar um fim a ela, Alcides (Juliano Cazarré), Zé Leôncio, Jove (Jesuita Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos).
Ele entregará a lista para Solano (Rafael Sieg), que chega ao "Pantanal" pela chalana de Eugênio (Almir Sater) e vai até à casa de Tenório se passando por peão em busca de emprego, para enganar os filhos dele e Zuleica (Aline Borges).
E logo nas primeiras horas no pantanal, ele atira em Zé Lucas e acerta o peito do peão. A situação ocorrerá logo após Zé Leôncio discutir com o filho por política. O atentado marcará o início de tempos difíceis para os Leôncio.