Isadora e Davi
Thais Teles
Isadora e Davi

Vale tudo por amor? Essa é a questão que paira na maioria dos romances de novelas, filmes e livros. Em "Além da Ilusão", novela das seis da Globo, a resposta, provavelmente, é sim. Já que Davi (Rafael Vitti) mente, manipula e até comete crimes para viver o amor com Isadora (Larissa Manoela), que sofre por ele. No entanto, outra pergunta que pode ser feita é: um romance cheio de sacrifícios é saudável? 

Davi é um grande mentiroso. Ele conheceu Isadora criança, namorou a irmã dela, Elisa, que morreu, e, depois, se apaixonou por ela, que é extremamente parecida com a personagem morta. Ele não conta nada para a amada, que não lembrava dele e ainda se apresenta como outra pessoa: Rafael Antunes. 

Vale contextualizar que Davi precisou mentir a identidade porque é foragido da polícia. O mágico foi preso, injustamente, pelo assassinato de Elisa. Davi ainda mente ao dizer que é pai de Toninho e assume um relacionamento com Iolanda (Duda Brack), algo que fere Isadora. Porém, não tem como negar que todas as mentiras têm boas justificativas.

Em certo momento da trama, Isadora descobre toda a verdade. E, como "vale tudo por amor", ela o perdoa. É importante ressaltar que desde que conheceu o ex da irmã, a ruiva não conseguiu ser feliz longe dele como se a felicidade dependesse do relacionamento. 

"Ela parece ter muito esse sentimento que o outro tem que completar ela. Isso é algo comum na gente. A gente se sente incompleto ao pensar que o outro consegue tapar os nossos buracos e as nossas falhas. Mas isso não se sustenta. O outro não consegue nos completar", diz Karen, sobre a necessidade de Isadora estar com Davi.

Relacionamento do casal desgasta saúde mental?

Para a psicanalista, a mocinha pode ter perdoado as grandes mentiras de Davi para satisfazer um desejo inconsciente que o prendia a ela. O amor, entre os dois, existe e é extremamente forte, não há como negar. Mas, segundo a especialista, pode ter tornado o relacionamento em algo cheio de sofrimentos e sacrifícios. 

"É aquilo que muitos romances, até de época como a novela, vendiam, do relacionamento sofrido e de que vale à pena sofrer tudo isso. Quando trazemos para a realidade, vemos outras questões a considerar", pontua Tavares.

Em seguida, a especialista explica que a novela traz o enredo de que existe uma mocinha em apuros e só o mocinho consegue resolver o sofrimento. 

"E, a partir daí, alimentar o imaginário da relação vai fazer com que você não sofra mais. Porém, às vezes, justamente isso que acaba fazendo com que a pessoa sofra. Porque ela gera uma expectativa que o outro e o amor do outro sempre vão acabar com o sofrimento dela". 

+ Entre no canal do  iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais! -

Deste modo, Karen afirma que a pessoa que carrega certo sofrimento também é responsável por ele e terá que aprender a lidar com a situação. 

O relacionamento do casal, porém, só dá certo porque os dois insistem muito após todas as adversidades que passam. Mas a insistência é algo que pode ser prejudicial fora da ficção.

Isadora e Davi seriam um casal saudável, atualmente, na vida real?

"Os dois insistem muito. Mas, pensando hoje, talvez temos aí muitas outras possibilidades. As mulheres têm muito mais autonomia, independência, da tomada das decisões, e isso é extremamente importante", detalha Karen, já que Isadora, muitas vezes se vê refém de decisões de homens, algo que implica ainda mais no sofrimento dela, a fazendo esperar Davi, ou mesmo Joaquim (o vilão), resolver os problemas. 

Por fim, a psicanalista pontua que a construção do imaginário que exalta um relacionamento sofrido é algo que pode alimentar uma relação tóxica e abusiva. "Atualmente, a gente sabe que as relações não devem ser tão sofridas. No entanto, nós temos visto que esse sofrimento existe ainda, e, às vezes, coloca mulheres em relações abusivas e até com violência", finaliza. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!