"Nos Tempos do Imperador" estreou com tudo na faixa das seis da Globo
. Logo no primeiro capítulo, que foi ao ar na segunda-feira (09), a trama exibiu - o que foi considerado pelos telespectadores - uma indireta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Em uma das cenas, Pedro II (Selton Mello) fala sobre possíveis ditadores no país. "O Brasil nunca se renderá a um ditador, nunca! Os filhos desse país cuidarão dele para sempre. Podem até tombar algumas vezes, mas vão levantar, em nome do Brasil e da liberdade", disse o personagem em cena. Apesar do teor histórico da fala, telespectadores viram a cena como uma indireta ao atual presidente da República.
"Essa novela vem com tudo haha. Os caras meteram essa, mano. Não é possível. Tinha que ser crime uma fala dessas passar em rede aberta", escreveu um internauta, no Twitter. "E essa nova novela das 06h00, hein? Já mandando indireta para o ditador", afirmou outro usuário da plataforma.
O primeiro capítulo de "Nos Tempos do Imperador" também rendeu elogios a Alessandro Marson e Thereza Falcão. Durante a exibição do folhetim, tags relacionadas à produção, como "Selton Mello", "Mariana Ximenes" e "Dom Pedro", ficaram entre os assuntos mais comentados da rede social.